Mercado

Com maior participação do milho, etanol tem oferta recorde no Brasil

Unica diz que combustível alternativo ganhou competitividade sobre a gasolina no ano passado

Com volume gerado de 36,83 bilhões de litros, 4,4% acima do registrado em 2023, a oferta de etanol em 2024 foi a maior da história do Brasil. Desse total, 7,7 bilhões foram produzidos a partir do milho, alta de 32,8% sobre o ano anterior.

Os dados divulgados nesta terça-feira, 28, pela Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, consolidam o Brasil como o segundo maior produtor de etanol do mundo no ranking liderado pelos Estados Unidos.

Outro dado destacado pela entidade foi a paridade dos preços do etanol hidratado em relação à gasolina C, que foi da ordem de 65,3% em 2024, a melhor competitividade registrada desde 2010.

A Unica também informou que o consumo de combustíveis no Brasil atingiu no ano passado a marca de 59,3 bilhões de litros pela frota de veículos leves (ciclo Otto), com um aumento de 5,4 bilhões de litros no consumo de etanol hidratado no País.

“Diante dos desafios no combate à mudança do clima, o etanol se apresenta como uma das soluções tecnológicas para uma mobilidade sustentável”, comenta Evandro Gussi, presidente da associação. “Podendo ser usado puro (hidratado) ou misturado à gasolina (anidro), o seu uso contribui para a redução das emissões de gases que agravam o efeito estufa e traz economia aos consumidores no abastecimento”.

O executivo também comentou sobre a aprovação de leis que refletem o novo momento do setor bioenergético brasileiro, entre elas o Combustível do Futuro, o Mover, o Paten, a reforma tributária e o aperfeiçoamento do RenovaBio.

“São passos muito importantes do Congresso e do Governo Federal rumo à mobilidade sustentável e à economia de baixo carbono”, avalia Gussi.

 Vai de Etanol

A campanha #Vai de Etanol  está entrando este ano em sua segunda fase, com o mote “É bom para todo mundo e pro mundo todo também”. Estrelada pelo jornalista e apresentador Tadeu Schmidt, tem por slogans as frases “Vai pelo planeta”, “Vai pelo Brasil”, “Vai pelo meio ambiente” e “Vai pelo seu motor”.

“Queremos mostrar ao consumidor que, enquanto outros países começam a seguir o nosso exemplo, o Brasil possui uma solução pronta e economicamente viável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nosso país tem um grande ativo sustentável, que fortalece sua indústria e movimenta seu mercado interno”, lembra o presidente da Unica.


Foto: Divulgação/Unica

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

América do Sul aumenta participação nas vendas mundiais da Stellantis

As entregas na região representaram 17,3% dos 1,2 milhão de veículos negociados no primeiro trimestre

% dias atrás

Crise financeira da matriz chinesa não afeta planos para o Brasil, diz Neta

Marca vendeu somente 36 veículos no País no primeiro trimestre

% dias atrás

Erisvaltom Santos gerencia Marketing e Produtos do Banco Mercedes-Benz

Executivo ocupa a vaga de Alfredo Tucunduva, agora na Daimler Truck Locações e Serviços

% dias atrás

Elétrico Spark chegará ao Brasil em versão única, a Activ

Importado da China, compacto da Chevrolet terá acabamento específico para o mercado brasileiro

% dias atrás

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

Assim como a Anfavea, o presidente da entidade, Marcelo Godoy, também não apoia pleito da…

% dias atrás

Geely adia decisão sobre produção de veículos no Brasil, diz agência internacional

Empresa tem acordo de participação e produção de carros na fábrica paranaense da Renault

% dias atrás