A General Motors vai interromper a produção na fábrica de Gravataí, RS, por 30 dias, segundo o Sinmgra, Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. Base produtiva da linha Onix, a mais vendida da Chevrolet no mercado interno, a planta gaúcha entrará em recesso a partir de 17 de fevereiro.

A montadora, segundo a entidade, alega oficialmente necessidade de intervenções técnicas na linha de montagem, argumentação semelhante à adotada em interrupção também de quase um mês ocorrida em setembro do ano passado, mas na oportunidade assumindo que se tratava de adequações para a chegada de novo modelo.

A nova paralisação dos dois turnos de trabalho se dará um mês depois do retorno dos trabalhadores das férias de fim de ano iniciada em 23 de dezembro e que terminaram no último dia 12.

Na soma dos quadros de funcionários da montadora e de empresas fornecedoras de sistemas e componentes alocados no complexo, perto de 5 mil trabalhadores da produção entrarão em férias coletivas ou lay off.

Procurada por AutoIndústria, a General Motors não se manifestou.

Considerando os emplacamentos das configurações de carroceria hatch e sedã, a linha Onix acumulou pouco mais de 157 mil licenciamentos em 2024, metade do total negociado pela marca. No ano anterior, foram 177 mil.

A queda de 20 mil unidades ou cerca de 11% em um ano se deu em mercado de carros de passeio que registrou crescimento de 13% na mesma comparação, o que denota perda de fôlego comercial da linha Onix, lançada há quase doze anos.

LEIA MAIS

→ Em aparição relâmpago, elétrico Spark EUV encerra festa de 100 anos da GM

→ Após quatro semanas, GM retoma produção na fábrica de Gravataí

→ Com aporte de R$ 1,2 bilhão, GM produzirá novo modelo em Gravataí

O hatch, isoladamente, teve 97,5 mil unidades emplacadas no ano passado ante 102 mil em 2023. Foi o terceiro veículos no ranking de vendas, atrás da picape Fiat Strada e do Volkswagen Polo.

O modelo, contudo, já foi o mais vendido do País ao longo de seis anos — até 2020, quando então superou 135 mil unidades negociadas.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!