Fábrica produz a linha Onix, família responsável por 50% dos licenciamentos da Chevrolet em 2024
A General Motors vai interromper a produção na fábrica de Gravataí, RS, por 30 dias, segundo o Sinmgra, Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. Base produtiva da linha Onix, a mais vendida da Chevrolet no mercado interno, a planta gaúcha entrará em recesso a partir de 17 de fevereiro.
A montadora, segundo a entidade, alega oficialmente necessidade de intervenções técnicas na linha de montagem, argumentação semelhante à adotada em interrupção também de quase um mês ocorrida em setembro do ano passado, mas na oportunidade assumindo que se tratava de adequações para a chegada de novo modelo.
A nova paralisação dos dois turnos de trabalho se dará um mês depois do retorno dos trabalhadores das férias de fim de ano iniciada em 23 de dezembro e que terminaram no último dia 12.
Na soma dos quadros de funcionários da montadora e de empresas fornecedoras de sistemas e componentes alocados no complexo, perto de 5 mil trabalhadores da produção entrarão em férias coletivas ou lay off.
Procurada por AutoIndústria, a General Motors não se manifestou.
Considerando os emplacamentos das configurações de carroceria hatch e sedã, a linha Onix acumulou pouco mais de 157 mil licenciamentos em 2024, metade do total negociado pela marca. No ano anterior, foram 177 mil.
A queda de 20 mil unidades ou cerca de 11% em um ano se deu em mercado de carros de passeio que registrou crescimento de 13% na mesma comparação, o que denota perda de fôlego comercial da linha Onix, lançada há quase doze anos.
LEIA MAIS
→ Em aparição relâmpago, elétrico Spark EUV encerra festa de 100 anos da GM
→ Após quatro semanas, GM retoma produção na fábrica de Gravataí
→ Com aporte de R$ 1,2 bilhão, GM produzirá novo modelo em Gravataí
O hatch, isoladamente, teve 97,5 mil unidades emplacadas no ano passado ante 102 mil em 2023. Foi o terceiro veículos no ranking de vendas, atrás da picape Fiat Strada e do Volkswagen Polo.
O modelo, contudo, já foi o mais vendido do País ao longo de seis anos — até 2020, quando então superou 135 mil unidades negociadas.
Foto: Divulgação
Atualização no motor promete mais desempenho e agilidade para as operações urbanas
MDIC divulga ainda este mês as metas de ganho de eficiência energética até 2027, com…
No primeiro trimestre, empresa embarcou 255 mil veículos para dezernas de países
Na Europa, a espera chega a ser de 70 dias; em breve, freios acionados por…
No primeiro trimestre, picape já abre "um mês" de vantagem para o segundo colocado Polo