Sem promover novidades relevantes, Renault indica que atual geração não é prioridade
A Renault já vende a linha 2026 do Duster. Seu pioneiro utilitário esportivo, que já cumpre 13 anos de produção e vendas no Brasil, ganhou apenas alterações estéticas em suas duas versões superiores. Ainda assim, nada significativas.
Teto biton em preto brilhante e antena em formato shark agora são de série na Iconic Plus Xtronic com motor 1.6 aspirado e na mais cara Iconic Plus turbo TCe 1.3 Flex, quer também exibe agora rodas de 17 polegadas com acabamento em preto brilhante.
Essas para lá de discretas intervenções que caracterizam a linha 2026 nada mais são do que um forte indício de que a Renault não deve mais apostar na atual geração do SUV, que já tem uma totalmente nova na Europa há bom tempo e que segue como incógnita aqui.
Por enquanto, para a fábrica paranaense de São José dos Pinhais, além do compacto Kwid e do Kardian, lançado no primeiro trimestre de 2024 e já o SUV mais vendido da marca, a montadora tem oficializada somente a produção de um terceiro utilitário esportivo, maior do que o Duster.
Montado sobre a plataforma RGMP, Renault Group Modular Platform, inaugurada na América do Sul pelo próprio Kardian, o novo utilitário chegará no transcorrer deste ano e, diz a Renault, ingressará no portfólio de produtos acima e não como substituto do Duster.
Em 2024, o Duster teve somente 20,7 mil unidades negociadas, queda de 22% em segmento que comemorou vendas 20% maiores.
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Ainda assim, a marca entende que as mudanças promovidas nos últimos anos são suficientes para ao menos sustentar o atual patamar de vendas do utilitário esportivo, somente o 16º mais vendido no País.
“O Duster é um produto maduro, admirado por seu consumidor, que valoriza toda a robustez e espaço”, diz Aldo Costa, diretor de marketing da Renault do Brasil.
A linha 2026 tem como opção de entrada a Intense Plus 1.6 SCe com câmbio manual e que custa R$ 132.990,00, segue com a Intense 1.6 SCe CVT de R$ 142.090,00 e com as topo de gama Iconic Plus 1.6 SCe CVT Xtronic de R$ 151.690,00 e Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT, que custa R$ 165.890,00.
Foto: Divulgação
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