A Mercedes-Benz inicia programação para comemorar os 30 anos do Sprinter desde que foi lançado, em 1995, na Alemanha. A agenda começa com exposição de edição comemorativa no museu da marca, em Sttutgart, junto a exemplar da primeira geração a da versão elétrica, representando as etapas de evolução do utilitário que, pelas contas da fabricante, deverá somar 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
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Atualmente fabricado na América do Norte, América do Sul e Europa, o surgiu como sucessor do T1/TN e o primeiro utilitário a ganhar um nome em vez de uma nomenclatura. A primeira geração nasceu inovadora, já com freios a disco nas quatro rodas e ABS e suspensão independente. Também com configurações de teto baixo ou alto, versão para passageiros e airbag para o motorista como opcional.
A segunda geração apareceu em 2006 na Europa. Chegou com até três opções de distâncias entre-eixos, capacidade de peso bruto total (PBT) para até 5 toneladas e o controle eletrônico de estabilidade de serie nos furgões e vans. Dois anos depois ganhou opção de suspensão a ar.
Em 2018, com a terceira geração, o Sprinter, além de configuração com tração dianteira, o modelo começou a oferecer sistema de conectividade MBUX, antes presente somente nos carros luxuosos da marca. No ano, seguinte o início da era elétrica.
No Brasil, o modelo foi lançado 1997, de lá para cá, além de receber todas as atualizações feitas na Europa, acumulou mais de 200 mil unidades vendidas.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz