Tecnologia

Caminhão a célula de hidrogênio percorre 2,9 mil km sem reabastecer

Distância percorrida por protótipo da Accelera by Cummins é novo recorde mundial

Um caminhão pesado elétrico movido a célula de combustível de hidrogênio percorreu 2.906  quilômetros sem reabastecimento.

O feito, um novo marco mundiasl, mereceu registro no famoso Guinness World Records, e leva a assinatura da Accelera, divisão da Cummins para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o transporte sustentável e geração de energia.

Para validar o novo recorde, além do acompanhamento de um juiz da publicação, o protótipo H2Rescue, baseado no modelo Kenworth T370, teve seu tanque de hidrogênio lacrado antes do início da viagem pela Califórnia.

Mais do que um registro histórico, porém, o teste objetivava reafirmar a viabilidade do hidrogênio como alternativa para o transporte em longas distâncias.

O H2Rescue foi dotado de um motor de célula de combustível Accelera by Cummins e outro de tração de 250 kW.

LEIA MAIS

→ Cummins materializa o compromisso com a descarbonização

→ Centro técnico no Brasil vira hub de desenvolvimento e inovação da Cummins

Para bater o recorde mundial em vias públicas, com velocidades entre 80 e 88 Km/h, o caminhão de cerca de 15 toneladas, consumiu 168 kg de hidrogênio.

Melhor: não emitiu ao menos um grama de CO2 — um modelo similar convencional, calcula a Cummins, teria despejado na atmosfera 301 kg na mesma distância.

A demominação “Rescue” é justificada pela capacidade ainda de o caminhão, em caso de emergência, poder servir como fonte de energia elétrica por até 72 horas.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Fiat lidera o mercado de SUVs híbridos em abril

Marca também é primeira colocada nos segmentos de picapes, hatches e vans.

% dias atrás

Demanda por veículos 100% elétricos despenca 15% até abril

Fenabrave atribui queda aos gargalos de infraestrutura, que acabam favorecendo os híbridos, cujas vendas cresceram…

% dias atrás

Ford Mustang GT manual precisou de apenas 60 minutos para acabar

Esportivo limitado a 200 exemplares custa R$ 600.000 e as entregas estão previstas para a…

% dias atrás

BYD ocupa o 8º lugar no ranking de marcas em abril

Com risco de não vir a produzir no Brasil, conforme denúncia do Sindicato de Camaçari,…

% dias atrás

Disputa acirrada entre Toro e Hilux, com vantagem para a Fiat

Com 11 concorrentes no segmento de picapes médias e grandes, vendas totais cresceram 7% este…

% dias atrás

Feriados em abril impactaram vendas, mas previsões no ano continuam boas

Fenabrave mantém projeção de alta de 5% em 2025; as boas impressões deixadas pelo primeiro…

% dias atrás