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Fastback e Pulse já fazem da Fiat segunda marca em híbridos

Em janeiro, marca italiana ultrapassou a GWM no segmento que cresceu 65% sobre igual mês do ano passado

Janeiro trouxe um novo cenário bem mais relevante para o segmento de veículos híbridos no Brasil. A tecnologia esteve presente em 12,6 mil veículos licenciados no mês, 8% do total de automóveis e comerciais leves.

Em igual mês do ano passado, os híbridos haviam acumulado pouco mais da metade, 7,6 mil emplacamentos.

Esse salto da ordem de 65% deve-se, em boa medida, aos híbridos leves Fiat Fastback e Pulse, que alcançaram 2,9 mil licenciamentos, melhor resultado de seus três primeiros meses de vendas.

A dupla garantiu à Fiat a segunda colocação no ranking das marcas que mais vendem híbridos, atrás somente da BYD, que negociou 4 mil unidades, e já à frente, pela primeira vez, da também chinesa GWM, que vendeu 2,2 mil. As concorrentes, porém, só este ano começarão a fabricar híbridos no País.

Outro mérito da Fiat foi ultrapassar a Toyota, pioneira na oferta de automóveis híbridos de produção nacional, com o Corolla, em 2019, e depois Corollla Cross.

A marca japonesa, que em meados deste ano ampliará seu portfólio híbrido com o lançamento do Yaris Cross fabricado em Sorocaba, SP, negociou somente 1 mil unidades, incluindo nessa conta os modelos importados, ainda que poucos.

O quarteto formado por BYD, Fiat, GWM e Toyota, assim, respondeu por 10,3 mil veículos em janeiro, mais de 80% dos híbridos emplacados. Os quase 20% restantes foram divididos por outra dúzia de marcas, algumas com menos de cem emplacamentos.

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Já ao fim deste ano, contudo, essa predominância de poucas marcas no segmento deve diminuir. Até lá, outras montadoras com fábricas aqui começarão a vender híbridos nacionais. Fazem parte dessa lista, por exemplo, Volkswagen, Renault e General Motors.

Fabricante dos modelos Fiat, a própria Stellantis deve ajudar nessa maior pulverização ao adotar a hibridização leve ou superior em veículos Citroën, Peugeot e Jeep, outras três de suas cinco marcas vendidas no Brasil.


Foto: Divulgação

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Publicado por
George Guimarães

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