Mercado

Creta segue como veículo que menos depende das vendas diretas

SUV teve 93% das unidades negociadas no varejo em janeiro

Ele foi o sétimo veículo mais vendido no Brasil em janeiro, com 5,1 mil licenciamentos. Mas quase 4,7 mil deles negociados no varejo. Essa relação de 93% fez do Hyundai Creta o modelo de grande volume menos dependente das vendas diretas.

Não se tratou de comportamento episódico. Em 2024, o SUV, também o mais vendido no varejo, acumulou 97,1 mil licenciamentos, dos quais 56,1 mil diretamente com o cliente final ou quase 60% ante a média próxima de 50% do mercado de automóveis e comerciais leves.

Dos dez modelos mais vendidos em janeiro, além do Creta, somente o HR-V deveu tão pouco às negociações diretas: apenas 10% dos 4,3 mil emplacamentos, segundo aponta a Fenabrave.

A participação dos negócios no varejo também foi muito representativa no caso do Tracker, SUV mais vendido no mês e o terceiro veículo no geral. Nada menos de 4,3 mil dos 5,4 mil licenciamentos, 80%, portanto.

A Fiat Strada, líder de vendas no mês com 8,8 mil unidades, teve somente 42% das unidades vendidas no varejo. Outro Fiat, o compacto Mobi, décimo colocado em janeiro, foi quase que totalmente negociado diretamente pelas montadoras.

LEIA MAIS

→ SUVs atingem participação recorde de 58,4%

→ Fastback e Pulse já fazem da Fiat segunda marca em híbridos

Das 4 mil unidades, 574 licenciamentos, menos de 15%, foram feitos após transação no varejo.

Neste caso, também, não se trata de anomalia. O carro de entrada da marca italiana tem historicamente grande apelo comercial para locadoras e frotistas. No ano passado, por exemplo, as vendas diretas representaram 82% dos licenciamentos.

Dos outros cinco automóveis que ocuparam posições entre os dez mais vendidos em janeiro, Chevrolet Onix, 68%, VW T-Cross, 65%, VW Polo, 60%, e Nissan Kicks, 58%, também, ainda que um pouco menos, tiveram o desempenho comercial fortemente atrelado ao varejo.

Só mesmo o Jeep Compass vendeu mais no atacado — 55% contra 45%  —, subvertendo a média do mercado no mês, que garantiu aos negócios diretos somente 40,5% dos licenciamentos ante 59,5% no varejo.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Indústria de pneus registra queda no trimestre e teme aumento das importações

Segmento de reposição fechou com recuo de 9,2%, o triplo da média do mercado

% dias atrás

Importados atingem participação de 14,7% na frota circulante

Relatório do Sindipeças mostra que a fatia dos eletrificados, a maioria proveniente da China, dobrou…

% dias atrás

Frota circulante cresce, mas envelhece no caso dos carros e caminhões

A idade média foi acrescida de 1 mês em 2024, para 11 anos e 2…

% dias atrás

Volvo acumula 5 mil caminhões elétricos entregues

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

BYD despacha mais 7 mil veículos para o Brasil a bordo do maior navio RoRo do mundo

Embarcação deixou a China há dois dias e deve chegar até o início de junho

% dias atrás

Ao contrários dos carros e caminhões, frota de motos rejuvenesce

Idade média dos veículos duas rodas caiu 4 meses no ano passado, para 8 anos

% dias atrás