No primeiro mês vendas de caminhões praticamente seguiu como encerrou o ano passado, com os mesmos líderes e modelos. O Volvo FH 540 largou na frente no topo dos emplacamentos do mercado.
Isolado com 577 unidades vendidas em janeiro, o que garantiu participação de 12% na categoria de pesados, com 4.813 emplacamentos, e pouco mais de 6% no total das entregas de caminhões, de 9.170.
O segundo mais vendido no mês também tem lugar cativo como líder ente os caminhões médios. Ao somar 442 emplacamentos, o Volkswagen Delivery 11.180 respondeu sozinho por 40% das vendas da categoria, de 1.108 unidades.
O DAF XF 530 começou o ano como vice-líder dos pesados com 9% das vendas na categoria e o terceiro mais vendido do mercado total. Atrás dele, o Mercedes-Benz Accelo 1017 é o principal ameaça da Volkswagen entre os médios ao fechar janeiro com 397 emplacamento, uma diferença de 45 unidades a menos em relação ao líder do segmento Delivery 11.180.
No quinto e sexto lugares a disputa chegou acirrada ao fim de janeiro entre os pesados Scania R460 e o Volvo FH 460, ambos em empate técnico no patamar de 7% de participação nas vendas da categoria, com uma diferença de 13 unidades entre os modelos.
A Volvo também largou na frente no mercado de semipesados com o VM 290, líder da categoria ao somar 305 unidades, volume que representou fatia 12% em mercado que fechou janeiro com 2.606 emplacamentos. Logo atrás, como o oitavo mais vendido, o Mercedes-Benz Atego 2429 garantiu 10% de participação no segmento de semipesados com 261 licenciamentos.
O ranking dos dez caminhões mais vendidos encarrou outra disputada aperta entre o Scania R450 e o DAF XF480, ambos com 5% de participação nas vendas de pesados e diferença de apenas quatro unidades entre eles.
Os dez caminhões mais vendidos - 1º trimestre 2025
Modelo | Unidades | Participação nas vendas na categoria (%)* | Participação nas vendas do mercado total (%)** | |
1º | Volvo FH 540 | 1.464 | 11,2 (Pesados) | 5,4 |
2º | Volkswagen Delivery 11.180 | 1.350 | 38,9 (Médios) | 4,9 |
3º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 1.155 | 33,3 (Médios) | 4,2 |
4º | Volvo VM 290 | 1.061 | 12,6 (Semipesados) | 3,9 |
5º | DAF XF 530 | 992 | 7,6 (Pesados) | 3,6 |
6º | Scania R460 | 968 | 7,4 (Pesados) | 3,5 |
7º | Volvo FH 460 | 837 | 6,4 (Pesados) | 3,08 |
8º | Mercedes- Benz Atego 2429 | 735 | 8,7 (Semipesados) | 2,7 |
9º | Mercedes-Benz Atego 1719 | 726 | 8,6 (Semipesados) | 2,6 |
10º | Volkswagen Constellation 26.260 | 626 | 7,4 (Semipesados) | 2,3 |
*Mercado Janeiro - Pesados: 13.052; Semipesados: 8.421; Médios: 3.467; Leves: 1.369; Semileves: 790. **Mercado total: 27.121
Foto: Divulgação Volvo
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O Mercedes Benz Accelo 1017 como semipesado. Não seria médio segundo FENABRAVE?
Oi Vinicius, tem razão. É um caminhão médio Foi corrigido e agradeço a leitura atenta e qualificada