A partir de parceria fechada há pouco mais de um ano, a Stellantis divulga os avanços obtidos no trabalho conjunto com a Mistral AI, detacando o assistente automotivo alimentado por inteligência artificial que permite aos motoristas interagir com seus veículos por meio de linguagem dinâmica.

“O assistente atua como um manual do usuário ativado por voz em tempo real, permitindo que os clientes façam perguntas sobre os recursos do veículo, solucionem problemas ou verifiquem indicadores de alerta, recebendo orientações imediatas”, informa a Stellantis em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 7.

LEIA MAIS

Além da operação Américas, Antonio Filosa passa a comandar a Qualidade mundial da Stellantis

Fiat, Jeep, Honda e Nissan ganham participação em janeiro

O sistema será continuamente atualizado e adaptado para atender às diferentes marcas e modelos do conglomerado automotivo, “proporcionando uma experiência intuitiva e integrada”, garante a companhia

A colaboração estratégica entre as duas empresas visa integrar a inteligência artificial (IA) em várias áreas, desde a experiência a bordo do carro até a engenharia de veículos e melhorias nos processos produtivos.

Além do assistente no carro, as duas empresas estão explorando várias iniciativas orientadas por inteligência artificial:

♠ Inteligência de dados da lista de materiais (BOM): Trata-se de uma ferramenta específica da Stellantis, baseada em IA, que agiliza a análise de bancos de dados de componentes complexos. Um chatbot desenvolvido pela Mistral AI interage com os dados dos produtos da empresa, auxiliando os engenheiros na identificação, comparação e otimização da seleção de peças, com o objetivo de maximizar a reutilização e a eficiência global.

♠ Análise de dados de feedback de veículos: A inteligência artificial automatiza o processamento dos dados de frotas e das pesquisas de desenvolvimento, identificando rapidamente tendências e ações corretivas. Essa iniciativa contribui para a melhoria da qualidade dos produtos e para o aumento da satisfação dos clientes.

♠ Assistente Virtual “Club Stellantis”: Um chatbot que auxilia os funcionários da empresa na França na compra de veículos da empresa. A ferramenta é otimizada para lidar com consultas em vários idiomas, um recurso importante, considerando os planos de expansão do serviço para outros países europeus.

♠ Detecção de anomalias orientada por IA: A Stellantis está avaliando os modelos de computação desenvolvidos pela Mistral AI para detectar, em tempo real, erros de fabricação. Essa abordagem permite que os operadores tomem medidas corretivas antes que os componentes sejam liberados, melhorando o controle de qualidade e a eficiência dos processos.

Ned Curic, chefe de Engenharia & Tecnologia da Stellantis, comemora o sucesso da partceria. “Juntos, estamos explorando o potencial da IA em diversos domínios para aprimorar o desenvolvimento de nossos produtos, melhorar a experiência do cliente e oferecer benefícios reais.”

A parceria, segundo Arthur Mensch,  CEO e Co-Founder Mistral AI, representa um passo importante no nosso compromisso de tornar a inteligência artifical “mais acessível e valiosa”:

“A abordagem ousada da Stellantis em relação à tecnologia e sua capacidade de integrar IA avançada em experiências reais de direção, faz dela a parceira ideal para demonstrar como as soluções versáteis da Mistral AI podem redefinir a mobilidade e potencializar o trabalho dos engenheiros.”


Foto: Divulgação/Stellantis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!