Em quatro novos projetos de motores elétricos, a BorgWarner anuncia que fechou contrato com três grandes montadoras da China para fornecer a tecnologia eMotor de alta tensão ultracurta Hairpin (S-HVH).
Uma das parcerias envolve a versão de 400 V para uma plataforma híbrida de tração traseira de 200 kW, com produção planejada para começar em agosto próximo. Outra contempla o fornecimento de propulsores para uma plataforma elétrica pura de 150 kW, que entrará em linha em março de 2026.
LEIA MAIS
→Em três anos, BorgWarner quadriplica produção de turbos para carros
→Venda de elétricos perde fôlego e híbridos ampliam participação
Além disso, a empresa fornecerá motores elétricos para os veículos de próxima geração de uma terceira montadora chinesa, abrangendo modelos híbridos plug-in e de alcance estendido, que serão fabricados a partir de agosto e outubro de 2025, respectivamente.
“Estamos satisfeitos em estender nosso sucesso na China com novas conquistas em aplicações híbridas e elétricas”, comemora Stefan Demmerle, presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems. “Estamos dedicados a inovar continuamente nossa tecnologia para entregar produtos e serviços de alta qualidade para atender às necessidades em evolução dos clientes de veículos de nova energia”.
Tecnologia reduz tamanho do motor
A tecnologia eMotor chamada Ultra Short High Voltage Hairpin (S-HVH) utiliza processos de fabricação otimizados para reduzir o comprimento geral do motor em 5 mm em comparação com o enrolamento HVH tradicional. Ao mesmo tempo, reduz o volume axial, aumenta a densidade de potência e reduz o uso de cobre para maior eficiência e economia de custos.
“A tecnologia é compatível com as linhas de produção existentes, permitindo atualizações fáceis de fábrica. Versátil e adaptável, ela suporta uma ampla gama de modelos de veículos de nova energia e é adequada para plataformas de 400 V e 800 V”, informa a BorWarner em comunicado divulgado nesta terça-feira, 11.
Foto: Divlgação/BorWarner