No ano passado, a operação industrial brasileira da Volvo entregou na América Latina 1.429 chassis de ônibus, volume que representou crescimento de 26% sobre o exercício anterior. Do total, 709 unidades atenderam clientes brasileiros, volume que, além de expressar aumento de 1,3%, fez do Brasil o maior mercado de ônibus da fabricante.
“Foi um ano especial para o grupo, com diversos lançamentos, como a plataforma elétrica BRZ e do chassi B360R, e de grandes negócios. O desempenho também consolidou a fábrica de Curitiba (PR) como a principal base fornecedora de ônibus para região, ao destinar 50% da produção às exportações”, resumiu André Marques, presidente da Volvo Buses para a América Latina.
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O executivo destacou conquistas importantes no ano passado, como a estreia no sistema de transporte público de Brasília (DF) com a entrega de 90 ônibus. Também a participação na renovação da frota de Curitiba com 95 unidades e aumento da presença no sistema BRT do Rio Janeiro ao fornecer mais 68 veículos. “Cabe mencionar nosso crescimento de 40% em 2024 no segmento rodoviário com a configuração 8×2.”
Para 2025, Marques projeta um empate com 2024 no mercado de ônibus acima de 16 toneladas, segmento que acumulou no ano passado opor volta de 3,7 mil emplacamentos, dos quais 2,3 mil rodoviários e 1,4 mil urbanos. “Desempenho que considero bom.”
Foto: Divulgação Volvo
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