A área de pesquisa e desenvolvimento da divisão automotiva da Continental perderá 3 mil postos de trabalho em todo o mundo até o fim de 2026, quase 10% do atual quadro de 31 mil funcionários.
Esta é uma medidas mais impactantes do conglomerado alemão de peças. sistemas e componentes que conta com 92 mil trabalhadores em todo o mundo e busca reduzir custos em meio a uma indústria automotiva alemã envolvida com mercados estagnados e revisão de planos das grandes montadoras.
Menos de metade das vagas eliminadas estarão na Alemanha, admite a Continental que assegura que boa parte dos cortes será implementada por meio “de flutuações naturais, provenientes de reformas, e de um foco na contratação interna”.
A empresa justifica que são medidas necessárias “em parte devido ao ambiente de mercado dinâmico e desafiador, uma vez que a indústria passa por grande transformação em direção às tecnologias futuras”.
“Continuaremos a investir substancialmente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e sistemas”, afirma Philipp von Hirschheydt, membro do Conselho Executivo da Continental e principal executivo da divisão automotiva.
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A empresa diz que está adequando suas capacidades às mudanças nas demandas dos clientes e melhorando a eficiência da rede global de locais de pesquisa.
Na Alemanha, principalmente nas unidades de Babenhausen e Frankfurt, mas também Ingolstadt, Regensburg e Schwalbach — além das subsidiárias Elektrobit e Continental Engineering Services, que terão cortes também em outros países.
Os cortes anunciados esta semana se juntarão a outros mais de 7 mil eliminados na divisão automotiva no ano passado, sendo 5,4 mil na administração e 1,7 mil também no setor de pesquisa.
Foto: Divulgação