No embalo das comemorações de 100 anos de operações no Brasil, a General Motors acaba de lançar o projeto-piloto Vintage, focado em carros antigos. O objetivo é oferecer aos colecionadores da marca produtos exclusivos, concebido e certificados pela engenharia da montadora.
“O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod”, explica Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul. “Enquanto o primeiro visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e seus acessórios, o objetivo do outro é agregar ao carro de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”.
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Como parte do projeto já estão sendo preparados alguns modelos icônicos da marca, todos produzidos em fábricas brasileiras nas décadas de 1960 a 1990. Dentre eles, o Opala e o Chevette, além de picapes emblemáticas, incluindo a 3100 Brasil, pioneira entre os utilitários projetados para o mercado nacional.
O propósito do Vintage, segundo Fischler, é fomentar ainda mais a paixão pelo antigomobilismo, que vem ganhando cada vez mais adeptos com a chegada de uma nova geração de consumidores e de neoclássicos (carros na faixa dos 30 anos).
“Modelos relevantes dos anos 1990, ente eles o Kadett, Omega e as primeiras safras de S10, começam a ganhar maior valor de mercado, impulsionados também pela onda de celebração do centenário da Chevrolet”, destaca o diretor de engenharia.
Para concluir, ele informa que um dos projetos de restauração é o Monza Classic EF de 1990, o primeiro carro nacional da marca com injeção eletrônica. “Entre os restomod, tem uma picape C10 de 1976 com mecânica de Camaro V8″, revela.
Foto: Divulgação/GM