Após muitas especulações, coube a Ola Kaellenius, CEO do Mercedes-Benz Group, confirmar, em conferência online sobre os resultados globais do grupo na última quinta-feira, 20, a venda da longeva fábrica de Virrey del Pino, na Argentina, para grupo de empresários locais.

A negociação, na prática, significa que a Mercedes-Benz Cars & Vans deixou o país após sete décadas, já que entregou também a comercialização de vans e automóveis importados para os mesmos compradores.

Negociar a operação no país vizinho foi apenas uma das muitas medidas econômicas, industriais e estratégicas que o grupo alemão está encaminhando para reduzir os custos globais e reverter os fracos resultados financeiros do último ano.

A unidade inaugurada em 1951 — a primeira da montadora fora da Alemanha — é a responsável pela produção das diversas versões da van Sprinter, um dos principais produtos do segmento no mercado brasileiro e sul-americano.

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O acordo com os novos proprietários — Alfonso Prat Gay, ex-ministro da Economia, Daniel Herrero, ex-presidente da Toyota Argentina, e o investidor Pablo Peralta — estipula que a planta seguirá produzindo o atual Sprinter, hoje na terceira geração, sob licença até pelo menos 2030, inclusive para exportação.

Virrey del Pino, entretanto, produz também os caminhões Accelo e Atego, e chassis de ônibus OH e OF para a Mercedes-Benz Trucks, empresa distinta da Car & Vans. Neste caso, toda a produção será transferida para a nova fábrica de Zárate, que deve entrar em operação em 2026.

O novo complexo na Região Metropolitana de Buenos consumirá US$ 100 milhões. Lá já está em funcionamento, desde o ano passado, um centro logístico para distribuição de peças e componentes com mais de 10 mil metros quadrados.


Foto: Divulgação

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