A Volkswagen Caminhões e Ônibus empilha mais conquista na estratégia de internacionalização da marca ao encerrar 2024 com líder das vendas de caminhões no Uruguai. Conforme as estatísticas da Acau, associação que reúne distribuidores de veículos, a VWCO entregou no ano passado 616 unidades ao mercado uruguaio, alta de 4,2% de crescimento sobre 2023 (591 modelos) e volume que representou participação de 22,6%.
O desempenho se apresenta como uma vitória. A lista das cinco marcas que mais vendem caminhões no Uruguai, a VWCO no topo mais parece uma estranha no ninho. Abaixo dela todas as outras quatro são de origem chinesa, que responderam por mais de 53% de um mercado total de 2.847 unidades. Uma das maiores forças por lá é a JAC, da qual a fabricante de Resende (RJ) tirou a liderança no ano passado por uma diferença de 12 unidades.
LEIA MAIS
→VWCO aumenta oferta de caminhões no Chile
→VWCO ganha mais força com fábrica na Argentina
“Tivemos um excelente desempenho comercial e nos posicionamos como uma das marcas mais desejadas no mercado uruguaio. Atingir 22% de participação em um mercado tão competitivo é uma conquista bastante significativa, resultado de uma estratégia sólida e eficaz”, resume em nota Frank Gundlach, diretor de Mercados Internacionais da VWCO.
A VWCO dispõe de uma oferta ampla no mercado uruguaio, de leves a pesados, o que inclui o Meteor, introduzido naquele mercado recentemente. Nas vendas do ano passado, a fabricante destaca os Constellation 24.330, 24.250, 17.250 e 17.190, bem como os Delivery Express 9.170 e 11.180.
Foto: Divulgação VWCO