Fabricante de equipamentos voltados para construção civil, mineração e agronegócio, a XCMG está lançando no Brasil um caminhão pipa 100% elétrico, que chega nas versões de 25 mil e 50 mil litros de capacidade volumétrica.
O novo produto da marca chinesa foi apresentado ao mercado nacional no mês passado em Jaú, SP, em uma ação conjunta com a Impacto Implementos e Máquinas, que atua com a oferta de equipamentos para manutenção e serviços em diversas áreas.
LEIA MAIS
→XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico
→Anfavea pede a Alckmin juros menores para caminhões e ônibus
“Os novos caminhões elétricos destinam-se ao transporte de água, controle de poeira, compactação, umectação de solo e controle de incêndio”, exemplifica Ricardo Senda, gerente de Elétricos da XCMG.
Montados em veículos fora de estrada e rodoviário (XDR80TE e E7-29R), os dois caminhões pipa irão atender os segmentos sucroalcooleiro, agrícola, mineração, construção civil, florestal e saneamento.
Dentre os seus diferenciais, a empresa destaca a bomba centrífuga com vazão de 1.000 litros por minuto, alcance do caminhão de até 50 metros controlados por joystick e sistema de controle eletrônico desenvolvido para realizar o acionamento eletropneumático dos espargidores.
Eles também contam com quebra-ondas transversais e longitudinais para maior estabilidade, espargidor traseiro para umectação de solo e controle de poeira e espargidores traseiro e laterais para umectação, controle de poeira e chamas.
Com fábrica localizada próxima à Rodovia Fernão Dias, a XCMG é atualmente uma das cinco maiores fabricantes de máquinas pesadas do mercado nacional.
Foto: Divulgação/XCMG