A FPT Industrial fechou parceria com a Agrale para fornecimento do motor a gás ou biometano N60 CNG no chassi para ônibus MA 11.0 GNV. A alternativa em relação ao diesel é uma ferramenta que contribui com a descarbonização no transporte, além de prometer menores custos operacionais.

O N60 CNG gera 200 cv e 750 Nm (76,5 kgfm) de torque. De acordo com a FPT, a tecnologia aplicada ao motor garante melhor consumo de combustível no segmento. A redução nos custos pode alcançar de 40% a 50% na comparação com o diesel. Também devido ao funcionamento mais silencioso, torna o ônibus ideal para serviços noturnos nas cidades.

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A operação com motor a gás também emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO2) e até 10% menos dióxido de carbono (CO2) quando abastecido gás natural. No caso de biometano, a redução de CO2 chega a ser de 95%.

“Nossos motores são projetados para operar com gás natural (GNV e GNL) ou biometano. Na América Latina, acreditamos que a solução começa por tecnologias adequadas ao potencial em biocombustíveis da região”, diz em nota Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para América Latina.


Foto: Divulgação FPT Industrial/Fábio Meloto

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