Em projeto pioneiro no mundo, a Hyundai está testando no Brasil o uso de hidrogênio renovável a partir do etanol no seu SUV Nexo. O modelo participa de projeto da USP, Universidade de São Paulo, que abriga em suas instalações a primeira estação de abastecimento desse tipo de combustível.

A ação faz parte da estratégia global da montadora coreana de promover e incentivar a consolidação do ecossistema de hidrogênio, da produção ao armazenamento, transporte e utilização, agora com foco no Brasil, que tem no etanol um diferencial mundial.

LEIA MAIS

Na USP, testes com hidrogênio renovável a partir do etanol

O veículo movido a hidrogênio oferece 163 cv de potência combinada entre a célula de combustível e o motor elétrico, com autonomia de mais de 660 quilômetros, conforme ciclo europeu WLTP.

A unidade do Nexo, que participa dos testes em São Paulo ao lado de um modelo da Toyota e de três ônibus para o transporte coletivo interno, chegou ao Brasil no início do ano passado para um programa de demonstração do SUV.

Em fevereiro de 2024, portanto há um ano, o chefe-executivo da Hyundai Motor, Euisun Chung, esteve com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr., para discutir os avanços da cadeia de hidrogênio no mundo e as grandes possibilidades de o Brasil contribuir a partir de sua larga experiência com a produção do etanol.

Com mais de 38 mil unidades comercializadas no mundo, o Nexo vem equipado com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo.


Foto: Divulgação/Hyundai

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!