Nesta quinta-feira, 27, aportou no porto de Aracruz, ES, o Explorer 1, navio próprio da BYD com cerca de 5,5 mil carros trazidos diretamente da China.
Esta é a segunda vez que o gigante de 200 metros de comprimento e 38 metros de largura e que pode transportar até 7 mil carros vem ao Brasil. A primeira foi no ano passado, mas atracou em Recife, PE, com plena carga. Esse cargueiro é o primeiro de um total de oito navios programados pela BYD para dar suporte às suas operações internacionais..
O Explorer navegou durante mais de 40 dias desde Nigbo, província de Zhejiang, trazendo os SUVs Yuan e Song e também os compactos elétricos Dolphin e Dolphin Mini.
A maior novidade, porém, coube às primeiras unidades do Bao 5, SUV da Denza, divisão de luxo da BYD que começará a ser vendida nos próximos meses no mercado interno em rede dedicada.
Por enquanto, a BYD atua no Brasil apenas com modelos importados. A empresa está construindo linha de montagem em Camaçari, BA, que será sua maior operação fora da China, com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e até 300 mil numa segunda fase.
Novo centro de distribuição
A BYD informou esta semana que até o final deste primeiro semestre terá um segundo centro de distribuição de autopeças e componentes no Brasil. Será em Araçariguama (SP), visando atender sobretudo as regiões Sul e Sudeste, responsáveis pela maior parte das vendas de veículos da marca.
Hoje as autopeças e componentes destinados à reposição na rede de revendas estão concentradas no primeiro centro de distribuição inaugurado n ano passado em Vitória, ES.
Essa primeira unidade, que já foi inclusive ampliada em quatro a cinco vezes nesse curto período, ganhará mais 4,5 mil m² para garantir as operações de pós-venda a marca chinesa por aqui.
Foto: Divulgação BYD
- CEO da VW, Alexander Seitz passa a presidir a Câmara Brasil-Alemanha - 28 de março de 2025
- Nissan encerrará produção na Argentina - 28 de março de 2025
- Cronos ganha nova frente para seguir na dianteira do segmento - 28 de março de 2025