Os resultados do primeiro bimestre sinalizam que o mercado de veículos na Argentina pode ter mesmo recuperação mais acentuada depois das fortes quedas dos últimos dois anos.

Em fevereiro, foram negociados no mercado local 42,9 mil unidades, salto de 71% sobre o volume registrado em igual mês de 2024, mas recuo de 38% ante janeiro, segundo dados da Acara, a associação das concessionárias do país vizinho.

Na soma dos dois primeiros meses do ano, as vendas na Argentina chegaram 112,4 mil licenciamentos, exatamente o dobro do acumulado no primeiro bimestre do ano passado, quando 56,2 mil veículos chegaram às ruas.

LEIA MAIS

→ Produção argentina de veículos fecha 2024 em baixa de 17%

→ Mercedes-Benz Car &Vans encerra operação na Argentina

Sebastián Beato, presidente da entidade, reconhece que a fraquíssima base de comparação do primeiro semestre de 2024 infla o porcentual de crescimento, mas comemora o melhor início de ano desde 2018.

Sem detalhar um índice, acredita que o setor encerrará 2025 com avanço considerável sobre os 414 mil veículos vendidos no ano passado e que representaram queda da ordem de 8% ante 2023.

“Fevereiro deu continuidade ao bom ritmo de janeiro, impulsionado pela redução de impostos ocorrida nos últimos meses. A queda dos preços trouxe muitas pessoas às concessionárias. Esta inércia ascendente certamente nos acompanhará nos próximos meses, mas em contexto que continua a ser desafiador”, analisou o dirigente.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!