Pelo quinto ano consecutivo, a Volvo é a preferida do transportador de carga europeu quando decide operar com caminhão elétrico pesado (acima de 16 toneladas). No ano passado, a fabricante entregou na região 1.970 unidades, o que representou 47% de participação no segmento. Os cinco principais mercados foram Alemanha, Holanda, Suécia, Noruega e Suíça.

A Volvo iniciou produção em série de caminhões elétricos em 2019. De lá para cá, a fabricante soma mais de 4,8 mil unidades entregues em todo o mundo, além de compor um portfólio com oito modelos. Em breve, terá mais uma opção na linha que promete autonomia para 600 km com uma única carga.

LEIA MAIS

→Volvo lidera vendas de caminhões na Europa pela primeira vez

→Volvo inicia uso de caminhões elétricos na logística da fábrica de Curitiba

→Volvo coloca em teste caminhão de lixo elétrico em Curitiba

“A pegada de nossos caminhões elétricos está aumentando rapidamente. Nossa frota total já rodou mais de 140 milhões de quilômetros em operações de clientes em todo o mundo. Mais e mais caminhões elétricos estão por aí, circulando em novas áreas geográficas e reduzindo as emissões para nossos clientes, a cada dia. É ótimo de se ver isso”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Ainda que a expansão ocorra, as vendas de caminhões pesados elétricos na Europa representam apenas 1,3% do mercado total. De acordo com a Volvo, uma adoção mais ampla depende de vários fatores, como a expansão da infraestrutura de carregamento, incluindo aumento da capacidade da rede elétrica, um custo de propriedade mais favorável e cadeia de suprimentos sustentável.

“Para acelerar a mudança para o transporte com zero emissões, não é suficiente que tenhamos os caminhões elétricos prontos. De acordo com nossa análise, precisaremos de 40 mil carregadores rápidos ao longo das estradas europeias, para um potencial de 400 mil caminhões elétricos até 2030. Também precisamos de políticas econômicas mais eficientes, que tornem as operações com os caminhões elétricos lucrativas para todas as empresas de transporte”, resume o presidente da Volvo Trucks.


Foto: Divulgação Volvo Trucks

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!