Mercado

Licenciamentos de SUV’s crescem o triplo da média do mercado

Segmento respondeu por 56% das vendas de automóveis de passeio no primeiro bimestre

O Brasil consumiu 8,1% mais automóveis de passeio no primeiro bimestre. Porém, os utilitários esportivos, segmento responsável por praticamente metade dos licenciamentos de 2024, seguem em ritmo muito mas acentuado e representaram quase 56% do total negociado no período.

Se nos dois primeiros meses do ano passado foram vendidos 113,3 mil SUVs no mercado interno, em 2025 já são 144,1 mil, crescimento de 27,3%, três vezes mais do que a média dos automóveis de passeio, segundo a Fenabrave.

Dos dez utilitários esportivos mais vendidos, oito registraram crescimento na comparação anual. As exceções foram o Nissan Kicks e o Volkswagen Nivus.

LEIA MAIS

→ Com o Tera, VW quer dominar de vez o segmento de SUVs

O compacto da Nissan acumulou 7.675 emplacamentos, 4% menos, enquanto o representante da Volkswagen teve desempenho ainda pior: das 6.788 unidades negociadas em 2024, chegou a apenas 5.873 na soma dos dois últimos meses, queda de 14%.

Com esse resultado, foi o único a sair do ranking dos dez SUVs mais negociados. Sétimo colocado há um ano, caiu para a 11ª posição, atrás do Fiat Pulse (6.902) e, por bem pouco — somente seis unidades — não foi ultrapassado também pelo BYD Song, que acumulou 5.867 emplacamentos.

O importado híbrido chinês, aliás, é um dos utilitários esportivos que mais crescem em vendas em 2025.  Na comparação com o primeiro bimestre do ano passado, somou 71% a mais.

Entre os modelos mais negociados, poucos tiveram índices de crescimento acima da média do segmento e, portanto, ganharam penetração. É o caso do líder T-Cross, com 11.867 licenciamentos, 60% a mais do que há um ano, quando aparecia somente na 5ª posição.

Outro é o Honda HR-V, agora o 4º colocado entre as mais de cinco dezenas de SUVs  nacionais e importados oferecidos. As 9.065 unidades negociadas em janeiro e fevereiro, representam avanço de 50% na mesma comparação.

O desempenho comercial do Honda chama atenção, já que a atual carroceria foi apresentada em 2022 e passará por alterações estéticas de meio de geração ainda no primeiro semestre de 2025. No ano passado, o HR-V teve 50,4 mil licenciamentos, foi 7º colocado do segmento.

Hyundai Creta, com 9%, Chevrolet Tracker, 19%, e Corolla Cross, 20%, compõem a lista de quem cresceu menos do que a média.

Ex-líderes do segmento, os Jeep Compass e Renegade, com avanços de somente de 14% e 12%, respectivamente, mostram também que terão que remar muito para retomar participações similares de até três ou quatro anos atrás.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Fatia dos carros chineses atinge 6% e venda de nacionais fica estagnada

Por causa da facilidade para importar, marcas chineses estão adiantando planos de produção local, diz…

% dias atrás

Exportações avançam 48% no 1º quadrimestre impulsionadas pela Argentina

Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano

% dias atrás

Produção de veículos avança 20% em abril e é a maior em seis anos

No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…

% dias atrás

Segmento de caminhões acende sinal de alerta na Anfavea

Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril

% dias atrás

Fiat lidera o mercado de SUVs híbridos em abril

Marca também é primeira colocada nos segmentos de picapes, hatches e vans.

% dias atrás

Demanda por veículos 100% elétricos despenca 15% até abril

Fenabrave atribui queda aos gargalos de infraestrutura, que acabam favorecendo os híbridos, cujas vendas cresceram…

% dias atrás