Mercado

Licenciamentos de SUV’s crescem o triplo da média do mercado

Segmento respondeu por 56% das vendas de automóveis de passeio no primeiro bimestre

O Brasil consumiu 8,1% mais automóveis de passeio no primeiro bimestre. Porém, os utilitários esportivos, segmento responsável por praticamente metade dos licenciamentos de 2024, seguem em ritmo muito mas acentuado e representaram quase 56% do total negociado no período.

Se nos dois primeiros meses do ano passado foram vendidos 113,3 mil SUVs no mercado interno, em 2025 já são 144,1 mil, crescimento de 27,3%, três vezes mais do que a média dos automóveis de passeio, segundo a Fenabrave.

Dos dez utilitários esportivos mais vendidos, oito registraram crescimento na comparação anual. As exceções foram o Nissan Kicks e o Volkswagen Nivus.

LEIA MAIS

→ Com o Tera, VW quer dominar de vez o segmento de SUVs

O compacto da Nissan acumulou 7.675 emplacamentos, 4% menos, enquanto o representante da Volkswagen teve desempenho ainda pior: das 6.788 unidades negociadas em 2024, chegou a apenas 5.873 na soma dos dois últimos meses, queda de 14%.

Com esse resultado, foi o único a sair do ranking dos dez SUVs mais negociados. Sétimo colocado há um ano, caiu para a 11ª posição, atrás do Fiat Pulse (6.902) e, por bem pouco — somente seis unidades — não foi ultrapassado também pelo BYD Song, que acumulou 5.867 emplacamentos.

O importado híbrido chinês, aliás, é um dos utilitários esportivos que mais crescem em vendas em 2025.  Na comparação com o primeiro bimestre do ano passado, somou 71% a mais.

Entre os modelos mais negociados, poucos tiveram índices de crescimento acima da média do segmento e, portanto, ganharam penetração. É o caso do líder T-Cross, com 11.867 licenciamentos, 60% a mais do que há um ano, quando aparecia somente na 5ª posição.

Outro é o Honda HR-V, agora o 4º colocado entre as mais de cinco dezenas de SUVs  nacionais e importados oferecidos. As 9.065 unidades negociadas em janeiro e fevereiro, representam avanço de 50% na mesma comparação.

O desempenho comercial do Honda chama atenção, já que a atual carroceria foi apresentada em 2022 e passará por alterações estéticas de meio de geração ainda no primeiro semestre de 2025. No ano passado, o HR-V teve 50,4 mil licenciamentos, foi 7º colocado do segmento.

Hyundai Creta, com 9%, Chevrolet Tracker, 19%, e Corolla Cross, 20%, compõem a lista de quem cresceu menos do que a média.

Ex-líderes do segmento, os Jeep Compass e Renegade, com avanços de somente de 14% e 12%, respectivamente, mostram também que terão que remar muito para retomar participações similares de até três ou quatro anos atrás.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Feriados em abril impactaram vendas, mas previsões no ano continuam boas

Fenabrave mantém projeção de alta de 5% em 2025; as boas impressões deixadas pelo primeiro…

% dias atrás

Inscrições para seminário da AEA em maio vão até dia 14

Evento programado para o dia 15 terá por tema Tecnologias de Conectividade e Segurança Veicular…

% dias atrás

Stellantis abre oportunidades de trabalho para PCDs

São 80 vagas distribuídas nas unidades de Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Argentina

% dias atrás

Segmento de seminovos é o que mais cresce entre os usados

Foram negociados em abril 314.667 veículos com até 3 anos de uso, expansão de 34,5%…

% dias atrás

SUVs ignoram desaceleração e crescem oito vezes mais do que o mercado

Categoria já responde por quase 54% dos emplacamentos de automóveis de passeio

% dias atrás

Vendas das associadas da Abeifa crescem 28% no 1º quadrimestre

Marcas da associação respondem por mais de 50% do segmento de eletrificados

% dias atrás