Reunidas no chamado Brand Group Core, as marcas de maior volume de vendas do Grupo Volkswagen — VW, Škoda, Seat-Cupra e Volkswagen Commercial Vehicles — tiveram aumento discreto nas vendas de veículos e na receita em 2024.
Em entrevista coletiva online nesta quinta-feira, 13, Thomas Shäfer, CEO do Grupo Volkswagen — que reúne ainda Audi, Porsche e Bentley — e David Powels (foto), diretor financeiro global, destacaram, dentre outros números, vendas mundiais somadas de 4,96 milhões, ante 4,83 milhões no ano anterior, crescimento de 2,8%.
Já o faturamento do quarteto chegou a € 140 bilhões, somente 1,6% ou € 2,2 bilhões a mais do que em 2023. O avanço, enfatizou Shäfer, se deu em ambiente ambiente de dificuldades para a indústria automotiva mundial, em especial a europeia, como aumento de custos e demanda mais fraca por modelos elétricos, sobretudo no primeiro semestre.
O resultado operacional do Brand Group Core, entretanto, mostra queda de 4,3%, para € 6,96 bilhões, mas inclui despesas com medidas do plano de reestruturação e de cortes de custos que está sendo encaminhado, inclusive com o corte de até 35 mil empregos empregos na própria Alemanha e redução da capacidade produtiva global nos próximos anos.
“Apesar da intensa competição com desenvolvimentos desafiadores, relatamos um resultado geral sólido. No geral, o ano marcou uma virada para nós – agora estamos trabalhando consistentemente para tornar nossa organização mais econômica e alcançar sucesso sustentável”, afirmou Powels, que comandou a Volkswagen no Brasil de 2015 a 2017.
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Produtos exclusivamente com a marca Volkswagen representaram 3,1 milhões de unidades (excluindo a China) do total de veículos negociado no ano passado, aumento de 3,1%. Segundo a empresa, essa evolução deveu-se em parte devido ao aumento das vendas dos modelos da linha elétrica ID a partir do segundo semestre.
Com receita de quase € 88,3 bilhões, o resultado operacional da marca VW recuou expressivos 27%, para € 2,59 bilhões de euros, e a margem foi de apenas 2,9% — 4,1% no ano anterior.
Já a divisão de veículos comerciais somou 404,4 mil veículos vendidos, queda de 4,3% atribuída, em boa medida, à transição para o novo Transporter, que agora forma trio com Multivan e o elétrico ID Buzz.
Foto: Divulgação