Empresa

Marcas de volume do Grupo Volkswagen venderam 2,8% a mais em 2024

Do total de 4,96 milhões de unidades, 3,1 milhões carregavam o logotipo VW

Reunidas no chamado Brand Group Core, as marcas de maior volume de vendas do Grupo Volkswagen — VW, Škoda, Seat-Cupra e Volkswagen Commercial Vehicles — tiveram aumento discreto nas vendas de veículos e na receita em 2024.

Em entrevista coletiva online nesta quinta-feira, 13, Thomas Shäfer, CEO do Grupo Volkswagen — que reúne ainda Audi, Porsche e Bentley — e David Powels (foto), diretor financeiro global, destacaram, dentre outros números, vendas mundiais somadas de 4,96 milhões, ante 4,83 milhões no ano anterior, crescimento de 2,8%.

Já o faturamento do quarteto chegou a € 140 bilhões, somente 1,6% ou € 2,2 bilhões a mais do que em 2023. O  avanço, enfatizou Shäfer, se deu em ambiente ambiente de dificuldades para a indústria automotiva mundial, em especial a europeia, como aumento de custos e demanda mais fraca por modelos elétricos, sobretudo no primeiro semestre.

O resultado operacional do Brand Group Core, entretanto, mostra queda de 4,3%, para € 6,96 bilhões, mas inclui despesas com medidas do plano de reestruturação e de cortes de custos que está sendo encaminhado, inclusive com o corte de até 35 mil empregos empregos na própria Alemanha e redução da capacidade produtiva global nos próximos anos.

“Apesar da intensa competição com desenvolvimentos desafiadores, relatamos um resultado geral sólido. No geral, o ano marcou uma virada para nós – agora estamos trabalhando consistentemente para tornar nossa organização mais econômica e alcançar sucesso sustentável”, afirmou Powels, que comandou a Volkswagen no Brasil de 2015 a 2017.

LEIA MAIS

→ Volkswagen produzirá elétrico compacto de € 20 mil

Produtos exclusivamente com a marca Volkswagen representaram 3,1 milhões de unidades (excluindo a China) do total de veículos negociado no ano passado, aumento de 3,1%. Segundo a empresa, essa evolução deveu-se em parte devido ao aumento das vendas dos modelos da linha elétrica ID a partir do segundo semestre.

Com receita de quase € 88,3 bilhões, o resultado operacional da marca VW recuou expressivos 27%, para € 2,59 bilhões de euros, e a margem foi de apenas 2,9% — 4,1% no ano anterior.

Já a divisão de veículos comerciais somou 404,4 mil veículos vendidos, queda de 4,3% atribuída, em boa medida, à transição para o novo Transporter, que agora forma trio com Multivan e o elétrico ID Buzz.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

BYD acredita na redução do Imposto de Importação para SKD

Pleito que gerou contestação da Anfavea está em análise na Cacex. "Está dentro do prazo",…

% dias atrás

Ford Maverick renovada começa a desembarcar nas concessionárias

Com a atualização, linha também crescerá com a chegada de versão híbrida no segundo semestre

% dias atrás

Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Com o lançamento do Tera, VW diz que participação dos SUVs compactos subirá de 25%…

% dias atrás

Consórcio de veículos amplia vendas em 11,4% no ano

Também houve alta no valor de créditos comercializados, que atingiu R$ 66,48 bilhões

% dias atrás

Em junho, seminário de Inovação em Powertrain da AEA

Inscrições para o evento online, que acontece na manhã do dia 25, já estão abertas…

% dias atrás