Do total de 4,96 milhões de unidades, 3,1 milhões carregavam o logotipo VW
David Powels, Member of the Board of Management of the Volkswagen Brand responsible for “Finance” and responsible for Finance at the Brand Group Core
Reunidas no chamado Brand Group Core, as marcas de maior volume de vendas do Grupo Volkswagen — VW, Škoda, Seat-Cupra e Volkswagen Commercial Vehicles — tiveram aumento discreto nas vendas de veículos e na receita em 2024.
Em entrevista coletiva online nesta quinta-feira, 13, Thomas Shäfer, CEO do Grupo Volkswagen — que reúne ainda Audi, Porsche e Bentley — e David Powels (foto), diretor financeiro global, destacaram, dentre outros números, vendas mundiais somadas de 4,96 milhões, ante 4,83 milhões no ano anterior, crescimento de 2,8%.
Já o faturamento do quarteto chegou a € 140 bilhões, somente 1,6% ou € 2,2 bilhões a mais do que em 2023. O avanço, enfatizou Shäfer, se deu em ambiente ambiente de dificuldades para a indústria automotiva mundial, em especial a europeia, como aumento de custos e demanda mais fraca por modelos elétricos, sobretudo no primeiro semestre.
O resultado operacional do Brand Group Core, entretanto, mostra queda de 4,3%, para € 6,96 bilhões, mas inclui despesas com medidas do plano de reestruturação e de cortes de custos que está sendo encaminhado, inclusive com o corte de até 35 mil empregos empregos na própria Alemanha e redução da capacidade produtiva global nos próximos anos.
“Apesar da intensa competição com desenvolvimentos desafiadores, relatamos um resultado geral sólido. No geral, o ano marcou uma virada para nós – agora estamos trabalhando consistentemente para tornar nossa organização mais econômica e alcançar sucesso sustentável”, afirmou Powels, que comandou a Volkswagen no Brasil de 2015 a 2017.
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Produtos exclusivamente com a marca Volkswagen representaram 3,1 milhões de unidades (excluindo a China) do total de veículos negociado no ano passado, aumento de 3,1%. Segundo a empresa, essa evolução deveu-se em parte devido ao aumento das vendas dos modelos da linha elétrica ID a partir do segundo semestre.
Com receita de quase € 88,3 bilhões, o resultado operacional da marca VW recuou expressivos 27%, para € 2,59 bilhões de euros, e a margem foi de apenas 2,9% — 4,1% no ano anterior.
Já a divisão de veículos comerciais somou 404,4 mil veículos vendidos, queda de 4,3% atribuída, em boa medida, à transição para o novo Transporter, que agora forma trio com Multivan e o elétrico ID Buzz.
Foto: Divulgação
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