Apresentado como o modelo mais relevante para a região nos últimos anos, o Tera já está sendo produzido na fábrica de Taubaté, SP. Com índice de nacionalização de 80%, o SUV compacto conta com 241 fornecedores, dos quais mais de 230 brasileiros, e movimentará só neste ano a compra de R$ 3,23 bilhões em autopeças.

Desenhado e desenvolvido 100% no Brasil, o Tera chega ainda neste primeiro semestre como o SUV mais barato da marca, com preço entre o Polo e o Nivus. Com ele, a montadora quer reforçar sua posição de líder nesse segmento, que teve o T-Cross em primeiro lugar no ranking em 2024.

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Em evento realizado nesta quinta-feira, 13, para marcar o início de produção do novo carro, a montadora informou que as compras de autopeças geradas pelo Tera vão representar 12% dos R$ 26,3 bilhões em aquisições programadas pela Volkswagen do Brasil em 2025.

A fabricação do SUV em Taubaté está gerando 260 novos empregos diretos, sendo 40% mulheres, e até 2.600 indiretos na cadeia de fornecedores.

Volkswagen Tera

Para receber o Tera, que teve sua avant-première no Carnaval do Rio de Janeiro, o complexo industrial do interior paulista teve uma série de inovações em todas as etapas do processo produtivo, incluindo a aquisição de 347 novos robôs, totalizando agora 875.

No total, a planta emprega 2,9 mil trabalhadores e seguirá produzindo também o Polo, que poderá ter volumes adicionais alocados em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A Volkswagen prevê a exportação do novo SUV para mais de 25 países da América Latina e África já a partir do segundo semestre. A marca alemã conta com quatro modelos do gênero já a venda no mercado brasileiro – T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan – que já somam 24,2 mil unidades emplacadas este ano.

“O SUVW Tera simboliza um momento histórico para a Volkswagen na Região América do Sul e para a fábrica de Taubaté. É um carro do Brasil para o mundo, que democratiza o segmento de SUVs e será exportado para mais de 25 países, com impacto importante na economia brasileira”, comentou Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen na região. No total, informou ele, a empresa conta com 414 fornecedores de peças.

Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, falou dos novos empregos e lembrou que o Tera é o 4º modelo da ofensiva de 16 lançamentos da marca até 2028, como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da marca no Brasil: “Assim, demonstramos mais uma vez o nosso compromisso com o País e as nossas pessoas”.


 

George Guimarães
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