Empresa

Após um mês de paralisação, GM volta a produzir Onix

Montadora deixa de fabricar perto de 17 mil carros em Gravataí e deve perder ainda mais mercado para concorrentes

A General Motors retomou neste início de semana a produção da linha Onix em Gravataí, RS. As atividades foram suspensas por um mês em função de férias coletivas de  17 de fevereiro a 7 de março e days-off nos cinco dias úteis da semana passada.

A empresa não revela quanto deixou de produzir no período, mas considerando o volume de 900 carros/dia  informado pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, e os 18 dias úteis do período, estima-se uma perda de produção de quase 17 mil unidades.

LEIA MAIS

Toyota encosta na General Motors em fevereiro

Além das férias coletivas, GM negocia lay-off em Gravataí

VW Tera vai gerar R$ 3,2 bilhões em compras de peças este ano

Quando anunciou as férias coletivas, a montadora informou a necessidade das paradas para a atualização e modernização de processos em algumas áreas da produção.

Logo na sequência desse anúncio, a GM negociou lay-off com os empregados do complexo gaúcho, aprovado em assembleia geral no mês passado.

A suspensão temporária de contratos de trabalho para parte dos funcionários será iniciada em 22 de abril, envolvendo de 700 a 1 mil trabalhadores, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. Nesse caso, a GM admite que o obejtivo é “alinhar a produção à demanda atual do mercado”.

Em fevereiro, provavelmente por conta da redução da oferta, a GM perdeu 3 pontos porcentuais de participação de mercado, reduzindo fatia de 12,3% para 9,3%, com 16 mil licenciamentos.

A Toyota, em contrapartida, elevou o índice de 7,3% para 9,2%, com a venda de apenas 200 unidades a menos em relação à GM, ou seja, quase desbancou o tradicional terceiro lugar da marca estadunidense. O Onix, que sempre esteve no Top 5, caiu para a 9ª colocação, um quadro que pode se agravar ainda mais em março por conta das férias coletivas e days off.

Enquanto a GM desacelera produção admitindo enfrentar problemas no varejo, outras marcas ganham espaço internamente e seguem lançando novos produtos, caso da Volkswagen com o SUV Tera, que teve produção iniciada em São José dos Campos, SP, na semana passada.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Jeep lança na Europa segunda geração do Compass brasileiro

SUV tem nova plataforma e motores híbridos e elétricos

% dias atrás

Demanda por caminhões esfria com as taxas de juros elevadas

Licenciamentos em abril foram 14% menores no confronto mensal com o ano passado

% dias atrás

Carros da China dominam México com ajuda da GM

Montadora aumenta importações de suas fábricas na China e puxa invasão de marcas chinesas concorrentes.…

% dias atrás

Hyundai passa a Toyota e assume 4º lugar em abril

No Top 5, a Fiat ganha participação, VW fica estável e GM se distancia cada…

% dias atrás

VW Polo supera Strada e lidera ranking de modelos em abril

Picape da Fiat segue na liderança no acumulado do ano, com 39.373 emplacamentos

% dias atrás

Mercado de ônibus cresce acima de 24% no primeiro quadrimestre

Programa da Caminho da Escola e recuperação do transporte público impulsionam as entregas

% dias atrás