O Custom Tailored Center (CTC) instalado na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) foi ampliado e passa a contar com área dedicada a veículos elétricos. O centro, concebido para atender demandas específicas para as operações do cliente, acumula mais de 15.000 caminhões customizados destinados tanto para o mercado interno quanto o externo.
“Com a ampliação, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva, reduzindo o tempo da operação e, consequentemente, atendendo mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, conta em nota Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Vamos manter nossa equipe preparada para a chegada de novas soluções customizadas, inclusive os elétricos.”
“O expressivo volume de veículos customizados, entre agosto de 2015 e outubro de 2024, significa uma média de 1.666 unidades por ano. Do total, 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes”, observa a executiva.
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De acordo com a Mercedes-Benz, mineração, madeireiro, construção e distribuição de bebidas são setores que mais demandam customização de caminhões, enquanto no segmento de ônibus envolve trabalhos em micros e articulados. Pelas contas da empresa, 85% das customizações são de caminhões e 15% de chassis.
Muitos dos projetos absorvidos pelo CTC a partir de pedidos individualizados acabam na prateleira de ofertas de fabricantes. O chamado Pacote Robusto, por exemplo, criado para o Atego enfrentar aplicações fora de estrada, passou a ser oferecido como opcional em outras famílias de caminhões e montado diretamente na linha de produção.
Outros exemplos de versões ou pacotes de modificações concebidos no CTC estão presentes no Actros Evolution Estrela Delas, configurado com vaso sanitário e ducha higiênica, na suspensão pneumática integral do Atego 1719 Full Air ou nos kits específicos para aplicações canavieira, madeireira e na construção civil. Também é no centro que o Axor com direção autônoma da Grummer fica pronto para o trabalho nas colheitas de cana-de-açúcar.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz