Como já era esperado em função do feriado de carnaval ter caído no início deste mês, a primeira quinzena de março mostrou recuo nas vendas de carros e comerciais leves tanto no comparativo mensal como interanual.
Foram 67.810 emplacamentos, uma queda de 11,5% em relação aos primeiros 15 dias de fevereiro (76.600 unidades), e de 16,8% frente ao mesmo período de 2024 (81.546).
LEIA MAIS
→Custo do financiamento de veículos chega a 29,5%
→Anfavea sobre eletrificados chineses: “Discussão está quente”.
O impacto do carnaval teve peso no desempenho da quinzena, mas também houve queda na venda por dia útil conforme balanço divulgado pela Bright Consulting.
A média baixou de 7.660 veículos nos primeiros 15 dias de fevereiro para 7.534 em idêntico período do mês atual, e o volume também é inferior ao da primeira quinzena de março do ano passado, quando foram emplacados 8.154 veículos leves por dia.
Considerando o acumulado de 1º de janeiro a 15 de março, foram 399.770 licenciamentos, número próximo ao registrado no mesmo período de 2024, que somou 388.423 unidades. Ou seja, pequeno crescimento de 2,9%.
A Bright Consulting informa que a Fiat ampliou sua participação de mercado, de 20,8% em fevereiro para 23,6% em março, mantendo-se na liderança. Também a Volkswagen e a General Motors ganharam mercado, de 17,4% para 17,9% e de 10% para 10,9%, respectivamente.
Já Toyota reduziu participação, de 9,9% para 8,9%, enquanto a Hyundai cresceu de 6% para 7,8%. A Jeep, por sua vez, perdeu espaço no mercado automotivo de leves, reduzindo fatia de 4,9% para 4,2%.
No caso dos eletrificados, houve queda de 9,2% na primeira quinzena de março sobre o mesmo período de fevereiro, de 6.644 unidades para 6.029. “Com isso, os eletricos e híbridos representaram 8,9% das vendas totais no período”, informa a consultoria.
As marcas chinesas responderam por 7% das vendas na quinzena, uma leve queda frente aos 7,3% registrados em fevereiro, “refletindo um desempenho mais tímido após o forte crescimento observado no mês anterior”, avalia a Brigth Consulting.
Foto: Divulgação/Abla