Mercado

Carnaval reduz venda de veículos na 1ª quinzena de março

No acumulado do ano, até o ultimo dia 15, houve pequeno crescimento de 2,9%, com 399,8 mil emplacamentos

Como já era esperado em função do feriado de carnaval ter caído no início deste mês, a primeira quinzena de março mostrou recuo nas vendas de carros e comerciais leves tanto no comparativo mensal como interanual.

Foram 67.810 emplacamentos, uma queda de 11,5% em relação aos primeiros 15 dias de fevereiro (76.600 unidades), e de 16,8% frente ao mesmo período de 2024 (81.546).

LEIA MAIS

Custo do financiamento de veículos chega a 29,5%

Anfavea sobre eletrificados chineses: “Discussão está quente”.

O impacto do carnaval teve peso no desempenho da quinzena, mas também houve queda na venda por dia útil conforme balanço divulgado pela Bright Consulting.

A média baixou de 7.660 veículos nos primeiros 15 dias de fevereiro para 7.534 em idêntico período do mês atual, e o volume também é inferior ao da primeira quinzena de março do ano passado, quando foram emplacados 8.154 veículos leves por dia.

Considerando o acumulado de 1º de janeiro a 15 de março, foram 399.770 licenciamentos, número próximo ao registrado no mesmo período de 2024, que somou 388.423 unidades. Ou seja, pequeno crescimento de 2,9%.

A Bright Consulting informa que a Fiat ampliou sua participação de mercado, de 20,8% em fevereiro para 23,6% em março, mantendo-se na liderança. Também a Volkswagen e a General Motors ganharam mercado, de 17,4% para 17,9% e de 10% para 10,9%, respectivamente.

Já Toyota reduziu participação, de 9,9% para 8,9%, enquanto a Hyundai cresceu de 6% para 7,8%. A Jeep, por sua vez, perdeu espaço no mercado automotivo de leves, reduzindo fatia de 4,9% para 4,2%.

No caso dos eletrificados, houve queda de 9,2% na primeira quinzena de março sobre o mesmo período de fevereiro, de 6.644 unidades para 6.029. “Com isso, os eletricos e híbridos representaram 8,9% das vendas totais no período”, informa a consultoria.

As marcas chinesas responderam por 7% das vendas na quinzena, uma leve queda frente aos 7,3% registrados em fevereiro, “refletindo um desempenho mais tímido após o forte crescimento observado no mês anterior”, avalia a Brigth Consulting.


Foto: Divulgação/Abla

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás