Os utilitários esportivos das chinesas Omoda e Jaecoo começarão a ser vendidos oficialmente em 15 de abril. O primeiro lote de 1 mil unidades dos dois primeiros produtos, o elétrico Omoda E5 e o híbrido plug-in Jaecoo 7, deve chegar no Porto de Vitória, ES, na última semana deste mês. Outros dois lotes, porém, já foram embarcados.
A ideia da Omoda & Jaecoo Brasil, subsidiária brasileira que reúne as duas marcas pertencentes à Chery, é que a quase totalidades das 50 concessionárias previstas para o início das vendas estejam com as portas abertas no dia do lançamento e já faturando os primeiros carros para os clientes finais.
Felipe Amaral, diretor de Vendas e Desenvolvimento da Rede da O&J no Brasil, calcula que, dessa meia centena inicial de revendas espalhadas por praticamente todas as maiores cidades do País, a marca terá entre 70 e 80 casas já no fim deste ano e chegará próxima de 100 pontos em 2026.
O executivo foi além e antecipou que a O&J, que vai inaugurar centro de distribuição de peças em Cajamar, na Grande São Paulo, trabalha com o objetivo de chegar a mais de 150 ou até 180 revendas em futuro não tão distante. “Todas completas, com estrutura de pós-vendas completa. Não viemos aqui para desistir”, fez questão de enfatizar Amaral.
O diretor de Vendas deixou claro, entretanto, que, para triplicar essa rede inicial de cinco dezenas de lojas, analisará a demanda por SUVs — descartou a oferta de sedãs: “virou segmento de nicho” — e considera a já anunciada produção local.
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Embora não tenha confirmado Jacareí, SP, onde a empresa pode dispor de área dentro do complexo inativo da Caoa Chery, também não negou. “Não se pode descartar [a hipótese]”, disse o diretor, que admitiu que o início da montagem local em CKD pode começar até em 2026, inclusive com processo de pintura, cujos equipamentos estão em contêineres a caminho daqui.
Os primeiros O&J, portanto, serão nacionalizados antes do que o imaginado inicialmente, até como manobra para fugir da alíquota de 35% do imposto de importação que será aplicada em meados do ano que vem, isso caso o governo não atenda o pleito das montadoras aqui instaladas de antecipação do índice.
“Nossa programação para produção nacional era bem mais longa, ficou mais curta”, admitiu o executivo, que confirmou ainda o desenvolvimento de versão híbrida flex HEV, além de plug-in, e estudos para uma exclusivamente a combustão flex.
Primeira loja
A primeira das concessionárias da O&J, que serão sempre representantes das duas marcas, foi apresentada nesta quarta-feira, 19, na Zona Leste de São Paulo. Pertencente ao Grupo Amazonas, um dos maiores do País no segmento, tem conceitos e estética que serão reproduzidos nas demais revendas das marcas em todo o País.
Na fachada, o destaque fica por conta de painéis de lead animados e que emolduram o nome Omoda & Jaecco. No interior do showroom, a conformação que será fixa: um corredor separará do lado direito produtos e ambientes Jaecoo e do lado esquerdo o mesmo para a Omoda.
Em comum, além da porta de entrada e o café no fim do corredor, toda a área de pós-venda, inclusive oficina e pátios, que, no caso da representante do Amazonas e de outros grupos que optarem, podem ser compartilhados ainda com outras marcas representadas.
Foto: Divulgação
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