Após obter resultados positivos nos testes em campo realizados no final do ano passado em uma das unidades da usina São Martinho, localizada em Pradópolis, SP, a Case IH reforça a aposta no uso de motor a etanol em máquinas agrícolas.

Os testes envolveram uma colhedora de cana de duas linhas da série Austoft 9000 equipada com o propulsor FPT Cursor 13, que tem por diferencial ser do Ciclo Otto, o mesmo utilizado em carros flex. A máquina voltará a campo no início da próxima colheita.

LEIA MAIS

Nas máquinas agrícolas, tempo mais ensolarado no início do ano

Consultoria vai mapear setor de máquinas agrícolas

Segundo Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América Latina, o etanol tem se mostrado a melhor solução em propulsores alternativos, principalmente para o Brasil, por diversos fatores:

“É um combustível produzido por nossos clientes e amplamente utilizado no País e, justamente por isso, não demanda novos investimentos em infraestrutura e logística por parte dos produtores”.

Desenvolvido pela FPT Industrial, o motor Cursor 13 foi apresentado na Agrishow do ano passado e passou por testes de bancada antes de seguir para o campo.

Fábio Venturelli, CEO da São Martinho, avalia que o projeto pode transformar não apenas o setor sucroalcooleiro. “Acreditamos que tem potencial de ser uma transformação significativa no aspecto de pegada de carbono para toda a agricultura”.

De acordo com o vice-presidente da Case IH, os testes realizados no final do ano passado com o propulsor a etanol garantiram níveis similares de produtividade e eficiência que a versão a diesel, mesmo em canas de alta produtividade.

“Testamos outras versões e tecnologias no passado, mas não obtivemos os resultados promissores dessa versão. Durante essa safra continuaremos a testar e desenvolver o motor para chegar ao seu máximo potencial”, informou o executivo.

A empresa do Grupo CNH acredita que a colhedora de cana é apenas o início de um projeto que contará com um portfólio significativo de máquinas movidas pelo combustível:

“A Case IH aposta e acredita que o futuro das máquinas agrícolas é o etanol, um combustível sustentável, de fácil investimento por parte do produtor rural e que o Brasil é um dos grandes produtores”, reforma a empresa em comunicando sobre o projeto divulgado nesta sexta-feira, 21.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!