São promissores os testes de campo realizados com uma colhedora de cana equipada com o propulsor FPT Cursor 13 do Ciclo Otto
Após obter resultados positivos nos testes em campo realizados no final do ano passado em uma das unidades da usina São Martinho, localizada em Pradópolis, SP, a Case IH reforça a aposta no uso de motor a etanol em máquinas agrícolas.
Os testes envolveram uma colhedora de cana de duas linhas da série Austoft 9000 equipada com o propulsor FPT Cursor 13, que tem por diferencial ser do Ciclo Otto, o mesmo utilizado em carros flex. A máquina voltará a campo no início da próxima colheita.
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Segundo Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América Latina, o etanol tem se mostrado a melhor solução em propulsores alternativos, principalmente para o Brasil, por diversos fatores:
“É um combustível produzido por nossos clientes e amplamente utilizado no País e, justamente por isso, não demanda novos investimentos em infraestrutura e logística por parte dos produtores”.
Desenvolvido pela FPT Industrial, o motor Cursor 13 foi apresentado na Agrishow do ano passado e passou por testes de bancada antes de seguir para o campo.
Fábio Venturelli, CEO da São Martinho, avalia que o projeto pode transformar não apenas o setor sucroalcooleiro. “Acreditamos que tem potencial de ser uma transformação significativa no aspecto de pegada de carbono para toda a agricultura”.
De acordo com o vice-presidente da Case IH, os testes realizados no final do ano passado com o propulsor a etanol garantiram níveis similares de produtividade e eficiência que a versão a diesel, mesmo em canas de alta produtividade.
“Testamos outras versões e tecnologias no passado, mas não obtivemos os resultados promissores dessa versão. Durante essa safra continuaremos a testar e desenvolver o motor para chegar ao seu máximo potencial”, informou o executivo.
A empresa do Grupo CNH acredita que a colhedora de cana é apenas o início de um projeto que contará com um portfólio significativo de máquinas movidas pelo combustível:
“A Case IH aposta e acredita que o futuro das máquinas agrícolas é o etanol, um combustível sustentável, de fácil investimento por parte do produtor rural e que o Brasil é um dos grandes produtores”, reforma a empresa em comunicando sobre o projeto divulgado nesta sexta-feira, 21.
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