Sedã tem a primeira grande atualização estética já com sete anos de mercado
Exatos sete anos depois de ser lançado no Brasil, o argentino Cronos recebe sua primeira atualização estética mais evidente, bem mais do que a de 2022. Bem próxima de chegar às concessionárias Fiat, a linha 2026 do sedã compacto ficará marcada especialmente pela forte remodelação da dianteira.
A própria Fiat acaba de divulgar as primeiras imagens do novo Cronos, ainda que em silhuetas. Mesmo assim, é possível notar uma nova identidade visual na soma da grade com os itens de iluminação.
Em vez de horizontais, vistos desde que a primeira unidade foi fabricada na Argentina em 2018, agora são elementos verticais que compõem a grade.
Pelas fotos é possível identificar ainda faróis Full LEDs — possivelmente tecnologia a ser oferecida nas versões mais caras —, assim como assinatura luminosa sobre os eles.
O para-choques não foi destacado, mas em imagens vazadas pela imprensa argentina, ele também foi redesenhado, ganhou linhas mais retas e grande tomadas de ar na porção inferior e extremidades, o que sugere aspecto mais esportivo.
Ainda que não oficialmente, com sete para oito anos o Cronos cumpre seu ciclo final de vida, assim como seu irmão hatch Argo, fabricado em Betim, MG.
A Stellantis prepara uma nova família completa de veículos Fiat para produção na América do Sul — leia-se Brasil e Argentina — e que deve ter o primeiro integrante, uma variação do Grande Panda, já à venda na Europa, saindo da linha montagem mineira em 2026.
LEIA MAIS
→ Fiat Grande Panda (ou Uno) será fabricado aqui em 2026
Com as mudanças externas e, bem provável, também de itens de conteúdo e até mecânicas, a Fiat acredita que manterá o Cronos competitivo no segmento de sedãs pequenos do mercado brasileiro.
Não chega a ser muito difícil, é bem verdade. Conforme classificação da Fenabrave, em 2024 o Cronos foi líder com 44,4 mil licenciamentos, participação de 51%. Mas, na prática, teve como concorrente somente o Hyundai H20S, que acumulou 37,3 mil unidades vendidas.
O terceiro e último sedã pequeno elencado pela Fenabrave foi o já então agonizante e veterano Renault Logan, que teve 4,8 mil emplacamentos e deixou de de ser fabricado no fim do ano passado após 17 anos.
Ao longo de 2025, portanto, o Cronos manterá um solitário duelo contra o HB20S. E já saiu na frente com larga vantagem no primeiro bimestre, com 5,4 mil licenciamentos frente a 2,4 mil do adversário.
Foto: Divulgação
Conversível compacto tem motor 2.0 com tecnologia TwinPower Turbo de 204 cv
Montadora informa que produção foi acelerada nos últimos meses para garantir abastecimento da rede
Sistema da Huawei de 1,5 MW pode carregar caminhões em menos de 30 minutos
Em um financiamento de 16 anos, verba visa incentivar projetos de inovação nos próximos quatro…
Anderson Haiducki segue para a América do Norte
Jim Rowan, CEO desde 2022, deixa a empresa imediatamente