A Nissan não produzirá mais veículos na Argentina a partir de 2026. Nesta sexta-feira, 28, a montadora japonesa anunciou que concentrará a fabricação da picape média Frontier na planta de Morelos, no México.

A empresa justifica que a medida extrema que atingirá a fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, visa melhorar a competitividade de seus produtos e agilidade dos negócios na região.

A planta, de qualquer forma, pertence à parceira de aliança global Renault, que seguirá produzindo automóveis e comerciais leves, inclusive a futura Niágara, novo projeto da montadora francesa para o segmento de picapes médias.

A Nissan tem uma linha de montagem específica de produção em Santa Isabel, fruto de investimentos próprios. A empresa tem cerca de 100 funcionários, que seguirão trabalhando e produzindo até o encerramento deste ano.

“A América Latina é uma região chave para os negócios da Nissan, representando 15% das vendas globais da marca e 25% da produção global. Em 2024, a Nissan América Latina vendeu 426 mil unidades,  6% a mais do que em 2023, e continuamos focados no crescimento de longo prazo”, afirmou, por meio de nota oficial, Guy Rodríguez, presidente da operação.

LEIA MAIS

→ Nissan inicia a produção do novo Kicks no México

A fábrica de Morelos opera duas linhas de produção. Um seguirá dedicada à produção das picapes Frontier e Navara, enquanto a segunda, para volumes adicionais necessários de automóveis de passeio, será desativada no fim deste ano.

nissan frontier argentina - mercado argentino

Sobre a Argentina, a Nissan afirma que “se concentrará agora em suas operações comerciais”, mantendo rede de concessionárias locais fortalecida e fornecendo suporte e serviços ininterruptos aos clientes, inclusive com lançamentos de novos produtos.

Com essas alterações, diz a montadora, a operação América Latina avançará na consolidação na manufatura nas fábricas de Aguascalientes e Morelos, no México, e Resende, RJ, que abrigará a produção de dois novos SUVs.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!