A crescente disposição exportadora das montadoras chinesas é percebida no Brasil, em especial, pelos desembarques da BYD. Globalmente, porém, outras marcas da China têm aumentado suas participações de maneira igualmente contundente.

Se aqui as vendas da Chery estão restritas aos modelos fabricados em Anápolis, GO, pela parceira CAOA Montadora, mundo afora a empresa contabiliza avanços robustos por meio da exportação a partir da China.

Considerando suas cinco marcas de automóveis e comerciais leves — com os modelos Chery respondendo pela quase totalidade —, o Grupo Chery é o maior exportador de veículos da China.

Apesar do “barulho” global gerado pela BYD, no primeiro trimestre a Chery enviou 255,5 mil unidades para dezenas de países. Pouco mais de 86 mil em março. Já a concorrente contabilizou 206 mil embarques.

A frota circulante da montadora fora da China já esbarra nos 4,7 milhões de unidades. Só no ano passado, passaram pelos portos chineses rumo ao exterior mais de 1 milhão de unidades do grupo, recorde histórico desde a criação da montadora, em 1997, e algo próximo de 20% do total de veículos despachados pela China, maior exportadora mundial.

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No primeiro trimestre, o Grupo Chery cravou seu recorde também nas vendas totais para o período, com 620 mil unidades negociadas em todo mundo — mercado chinês incluído — , crescimento de 17,1% em relação à soma de iguas meses do ano passado.

Os veículos com logotipo Chery representaram 95%  do total, 590,5 mil unidades, com os 5% restantes  divididos pelas marcas Exeed, Jetour, iCAR e Luxeed.


Foto: Divulgação

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