Três de cada quatro brasileiros, 75%, pretendem comprar um carro elétrico nos próximos cinco anos. Esta é uma das principais informações colhidas pela pesquisa “Rumo à mobilidade elétrica – Expectativas e prontidão dos consumidores para a era dos veículos elétricos”, da Strategy&, consultoria estratégica da PwC.

O índice revelado para o Brasil supera a média global de 62%. Segundo a consultoria, dos países da América Latina, o País está na liderança da transição para a mobilidade elétrica.

A PwC ouviu 17 mil pessoas de 27 países para identificar e a disposição dos consumidores para aderirem à mobilidade elétrica, as barreiras para isso e as expectativas relacionadas à adoção de veículos movidos integralmente a eletricidade.

O estudo revelou, por exemplo, que países e regiões em desenvolvimento — América Latina, Indonésia, China e Índia — têm maior interesse pela mobilidade elétrica, com até 80% dos consumidores dispostos a comprar um carro a bateria até 2029.

Adriano Correia, sócio e líder da indústria de Energia e Serviços de Utilidade Pública da PwC, destaca economia de combustível, alternativa de recarregamento na residência e menor impacto ambiental como os principais fatores que levam os consumidores brasileiros a pensar em adotar veículos com a tecnologia.

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O levantamento jogou luz sobre a satisfação dos atuais proprietários de VEs. No Brasil, nenhum dos entrevistados se disse disposto a voltar a adquirir um carro com motor a combustão interna.

Correia, porém, vê ainda empecilhos para um maior e mais rápido o avanço da mobilidade elétrica.  Aponta sobretudo infraestrutura de carregamento — 65% dos proprietários de VEs em todo o mundo dependem de estrutura privada para carregar seus carros — e ainda os altos custos iniciais de aquisição frente aos carros a combustão.


Foto: Divulgação

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