Mercado

Mercado de caminhões segue aquecido com alta de 5% no 1º trimestre

Fenabrave avalia que há desafios no cenário econômico, mas também boas perspectivas com a safra

Os licenciamentos de caminhões ao fim do primeiro trimestre de 2025 anotaram alta de 4,83% com 27.121 unidades ante os 25.871 emplacamentos registrados no mesmo período no ano passado, conforme os dados consolidados pela Fenabrave apresentados na quinta-feira, 3.

Para o presidente da federação que representa os distribuidores de veículos, Arcelio Junior, o resultado até agora ainda traz negócios provenientes da Fenatran 2024 e em linha com as perspectivas da entidade, apesar do cenário econômico desafiador.

LEIA MAIS

→Venda caminhões recua em fevereiro, mas cresce 10% no bimestre

→Produção de caminhões fecha o bimestre em alta de 10,5%

“Mesmo com as incertezas que afetam o crédito e as taxas de juros elevadas, a boa expectativa do agronegócio tem levado transportadores a realizar investimentos moderados, com conversão de vendas mais lenta”, observa em nota o dirigente.

Somente em março, as vendas somaram 9.200 caminhões, volume 5,13% superior ao registrado em fevereiro (8.751 unidades), mas 5% inferior ao do mesmo mês do ano passado (9.685). O recuo se justifica por menor número de dias úteis devido ao carnaval.

No ranking das cinco marcas que mais venderam ao fim do primeiro trimestre, a Mercedes-Benz encerrou como líder das vendas com 6.801 caminhões emplacados ou 25,08% de participação.

Logo atrás, a VWCO registrou 6.717 unidades negociadas, 24,77% das vendas do mercado. A lista segue com Volvo (18,45%), Scania (14,63%) e Iveco (7,74%). Cabe lembrar que as fabricantes de origem sueca só participam nas categorias de semipesados e pesados.


Foto: Divulgação Scania

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

“Não temos pressa para crescer”

Luis Fernando Pedrucci, CEO da Renault, anunciou o início das vendas dos carros Geely no…

% dias atrás

Anfavea aponta risco de investimentos no País encolherem

Falta de regulamentação do Mover também contribui com a ameaça; a VW amplia investimento e…

% dias atrás

Kia Brasil recebe prêmio por satisfação do cliente no pós-venda

Operação brasileira se destacou entre todas as da marca na região da América do Sul,…

% dias atrás

Kia tem no DNA inovação e sustentabilidade

Produtos e operações da marca coreana são pautados para contribuir por um planeta melhor

% dias atrás

Indústria brasileira de motos avalia impacto do tarifaço de Trump

No primeiro trimestre, foram exportadas 1.300 unidades off-road para o mercado estadunidense

% dias atrás

Iveco e Foton assinam acordo de cooperação para Brasil e Argentina

Parceria reforça a colaboração entre as marcas iniciado no ano passado com foco em eletrificação

% dias atrás