Enquanto seu CEO Elon Musk se preocupa com as questões palacianas do governo dos Estados Unidos, a Tesla vem colecionando más notícias. A última é a confirmação de que a BYD fechou o primeiro trimestre de 2025 mais uma vez à frente na corrida entre as maiores fabricantes de carros elétricos no mundo.
A montadora chinesa negociou 416,4 mil VEBs — Veículos Elétricos a Bateria — no acumulado até março e estabeleceu uma significativa vantagem de 80 mil unidades sobre os 336,7 mil automóveis entregues pela Tesla no mesmo período.
É o segundo trimestre consecutivo em que a montadora do sul-africano Musk “come poeira”. De setembro a dezembro de 2024, a conta fechou com a Tesla ainda mais distante: 595,4 mil unidades BYD contra 495,6 mil.
Ao longo dos doze meses do ano passado, a Tesla ainda permaneceu à frente. Contabilizou 1,79 mil unidades entregues em todo o mundo, residuais 24 mil veículos a mais do que a BYD. Empate técnico, portanto.
LEIA MAIS
→ BYD vendeu 1 milhão de veículos no primeiro trimestre, 20% fora da China
Segundo a empresa de análise e pesquisa Couterpoint Research, a BYD encerrará 2025 à frente da concorrente no segmento de carros movidos a bateria, com cerca de 16% do mercado global.
Esse novo patamar, afirma, é reflexo de liderança tecnológica — a BYD acaba de apresentar arquitetura elétrica que permite autonomia de 400 km em apenas 5 minutos de carregamento — e modelo de produção verticalmente integrado.
Foto: Divulgação