A Foton inicia atividades de montagem caminhões em regime CKD no Brasil com a inauguração oficial, na terça-feira, 8, de instalações em Caxias do Sul (SP), nas dependências da Agrale. O movimento representa passo importante para marca no País que, até então, atuava apenas comercialmente e, por ora, dá fim a diversos ensaios anteriores de produção por aqui, afinal, a empresa também já revelou ter projeto de construção de fábrica.
A unidade tem 6 mil m² e capacidade anual de 5 mil veículos/ano. Cada caminhão percorre oito estações na linha e outras quatro fora da linha em ciclo de 20 horas. Inicialmente, a operação montará até sete unidades/dia, mas com flexibilidade para aumento, caso a demanda exija.
“Essa linha de montagem é um ponto de partida e esperamos aumentar nossa presença no Brasil conforme a demanda for crescendo”, resume em nota Fábio Pontes, diretor de Operações da Foton. “Entendemos que vamos crescer no Brasil de maneira sustentável. Esse é nosso objetivo: expandir o negócio no País e, no futuro, ampliar a produção local e o desenvolvimento de fornecedores nacionais sempre de acordo com a demanda”.
LEIA MAIS
→Foton aumenta presença no Brasil
→Foton tem estudos avançados de fábrica no Brasil
A fábrica montará o semileve Aumark S 315, os leves Aumark S 715 e S 916, o médio Aumark S 1217, todos já oferecidos no País. Posteriormente, também o semipesado Auman D 1277, que começará a ser vendido por aqui em abril.
A inauguração coincidiu com a montagem em solo brasileiro do veículo comercial de número 12 milhões produzidos globalmente pela Foton desde o início das atividades na China, em 1996. O marco representado por um Aumark S 315, o primeiro a sair linha em Caxias.
No Brasil, a Foton opera com uma rede de mais de 40 concessionárias distribuídas pelo território nacional e abastecidas por um centro de distribuição de peças localizado em Itajaí (SC). A meta da montadora é fechar 2025 com pelo menos 80 revendas no País.
Foto: Divulgação Foton