Indústria

Antes da posse na Anfavea dia 15, Calvet faz tour nas montadoras

No encontro do novo presidente executivo da entidade com Emanuele Cappellano, da Stelantis, debate sobre o tarifaço dos EUA

A posse do primeiro presidente executivo indicado da Anfavea, Igor Calvet, está programada para a noie da próxima terça-feira, 15, na sede da Fiesp, a federaçao da indústria paulista, em São Paulo.

Em processo que marca a nova fase da entidade, a de não ser dirigida por alguém que trabalha e é remunerado por uma empresa do setor, Calvet está fazendo um verdadeiro tour nas montadoras dos diferentes estados brasileiro, em geral sendo recebido pelo CEO da companhia.

LEIA MAIS

Na nova estrutura, Anfavea terá Conselho de CEOs de montadoras

Com ações de Trump e sem regras do Mover, montadoras postergam investimentos

Foi o que aconteceu esta semana, quando o novo presidente executivo, acompanhado do diretor de Relações Governamentais Mauro Borges de Castro, visitou a sede da Stellantis em Betim, MG, onde funciona a fábrica da Fiat, um dos complexos automotivos com maior volume de produção no mundo.

Ele foi recebido pelo presidente da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, e pelos executivos Antonio Sérgio Martins Mello e João Irineu Medeiros, que atuam na empresa e serão vice-presidentes da Anfavea na sua gestão. Também presente o atual presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, que é VP Jurídico, Tributário e de Relações Institucionais da Stellantis na região.

Conforme publicado na página da Anfavea no Linkedin, foram debatidos na reunião realizada em Betim temas relativos aos desafios e oportunidades para a indústria brasileira, com ênfase especial na reorganização da geopolítica automotiva global, uma realidade fortemente impactada pelas recentes tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos.

Importante lembrar que as ações do governo Trump têm impacto também o Brasil e está entre os motivos apresentados por Lima Leite para a postergação de investimentos no País por parte de algumas montadoras.

Também em Minas Gerais, Calvet visitou a sede da Iveco em Nova Lima, onde foi recebido por Márcio Querichelli, presidente da montadora no Brasil, e por Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea.

“O encontro focou nos principais desafios para o setor de pesados, especialmente as preocupações em relação à contínua elevação das taxas de financiamento, ferramenta essencial para os clientes do segmento”, informou a Anfavea.

Os executivos também discutiram sobre barreiras burocráticas que afetam as exportações de caminhões eônibus e sobre estratégias que possam fortalecer negócios na área tão fundamentais para o transporte de cargas e passageiros no Brasil.

Entre outras empresas visitadas, a Volkswagen Caminhões e Ònivus e as fabricantes de máquinas agrícolas e rodoviárias CNH Industrial, no Paraná, e a Caterpillar. Além de visitar fábricas, Calvet também está recebendo dirigentes de montadoras na sede da entidade em São Paulo, como aconteceu nesta quinta-feira, 10, com os da Toyota.

Calvet não só terá o apoio de um grupo de 31 vice-presidentes, todos executivos das montadoras instaladas no País, como também contará com o suporte em sua gestão de um Conselho de CEOs, fórum inédito até então na história da entidade criada em 1956 para representar o setor que se transformaria em um dos maiores empregadores do País.


 

Foto: Divulgação/Amfavea

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Vendas de pesados a gás disparam no 1º quadrimestre

Ainda que em volume baixo, os emplacamentos anotaram crescimento acima de 540%

% dias atrás

Os veículos que mais dependem das vendas diretas

Enquanto 92% dos licenciamentos do Fiat Mobi se devem à modalidade, somente 12% dos Honda…

% dias atrás

Produção de motos cresce 11,9% e varejo no quadrimestre é o melhor da história

Foram fabricadas 172 mil unidades em abril e  673.125 no acumulado do ano

% dias atrás

Avenger: oficialmente o próximo Jeep nacional.

Stellantis confirma produção do SUV em 2026 e assegura que Renegade seguirá em linha

% dias atrás

Toyota propõe cooperação para uso da tecnologia híbrida-flex na Colômbia

Montadora participou da V Conferência Internacional de Biocombustíveis em Santa Marta

% dias atrás

Com Titano e outra picape, Stellantis fará da Argentina hub de exportação

Montadora assegura que novos projetos não terão impacto na produção de picapes no Brasil

% dias atrás