Marcada para a próxima quarta-feira, 16, no Millenium Centro de Convenções, na capital paulista, a 11ª edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis vai abordar este ano o tema “Sedimentar o futuro com um olhar crítico ao passado”.

O objetivo do evento promovido pela AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, é debater o atual cenário brasileiro de descarbonização veicular e as tendências tecnológicas e os desafios futuros da mobilidade sustentável. Serão dois painéis: “Das conquistas aos desafios futuros” e “Rumos e tendências tecnológicas”, com total de nove palestras.

LEIA MAIS

AEA recebe instrições para o prêmio ESG 2025 até 17 de abril

Na parte da manhã, o primeiro debate, com mediação da jornalista Cleide Silva, será sobre como sedimentar o futuro com um olhar crítico ao passado. Participam Henry Joseph Jr., diretor técnico da Anfavea, José Luzzi, do  Sindipeças, que vai falar sobre o programa renovação de frota, Fábio Espíndola, da Secretaria do Clima de São Paulo, e Paulo Saldiva, da USP.

No período da tarde, mais cinco palestras formam a grade do simpósio, dentre as quais uma sobre a evolução do combustível e oportunidades de melhoria na performance dos powertrains futuros, a cargo de Matheus dos Santos Ferreira, da Mahle, e outro focada na influência das propriedades da gasolina na eficiência energética de veículos, ministrada por  Rogerio Carvalho, da Petrobras.

Para fechar o simpósio, palestras sobre motos – evolução, desafios e tendências do mercado – com Eduardo Sambuichi, da Abraciclo, eficiência energética nos veículos pesados, ministrada por Paulo Jorge Santo Antonio, da AEA, e “Ensaios com gasolina E30”, a ser conduzida por Renato Romio, do Instituto Mauá de Tecnologia. Nesse bloco, os debates serão intermediados por Christian Wahnfried, da AEA.


Foto: Divulgação/Unica

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!