Negócio envolve um centro de P&D e uma unidade de produção; empresa atuará de forma independente em parceria com a Scania Power Solutions
A Scania abre uma nova frente de negócios ao anunciar a compra da divisão industrial da Northvolt, unidade dedicada à fabricação de sistemas de baterias para indústria pesada e fora de estrada. A confirmação concretiza transação apresentada incialmente em fevereiro passado. O preço não foi revelado.
A Northvolt, no mês passado, representou um duro golpe para a indústria europeia de baterias e carros elétricos ao pedir falência, encerrando a esperança do setor automotivo da região em ser menos dependente dos fabricantes de baterias asiáticos.
LEIA MAIS
Fabricante de baterias de veículos elétricos, Northvolt pede falência
O negócio inclui equipe de 260 funcionários, um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, e uma unidade de produção em Gdansk, na Polônia. O portfólio da empresa consta módulos e sistemas de baterias para atender movimentação de materiais, equipamentos de construção e setor de mineração.
A Northvolt será parceira da Scania Power Solutions, unidade de motores industriais, marítimos e para geração de energia e atuará de maneira independente sob a aba da Scania Ventures e New Business. Com a aquisição, a Scania acredita que fortalecerá sua oferta de eletrificação para aplicações fora de estrada.
“A divisão industrial da Northvolt traz consigo uma valiosa experiência em tecnologia e montagem de baterias. Suas capacidades fortalecem nossa abordagem modular e apoiam o desenvolvimento de soluções eletrificadas completas para aplicações off-road”, resume em nota Sara Hermansson, diretora da Scania Power Solutions.
A Scania e o administrador chegaram a um acordo que garante a continuidade das operações. Após a aquisição, as operações da Northvolt Systems Industrial continuarão normalmente.
Foto: Divulgação Scania
Ministro não especificou data, mas acenou com a possibilidade de acontecer em breve ao citar…
Exposição acontecerá de 22 a 30 de novembro. Já estão confirmadas 16 marcas.
Com o Mover, o Brasil, possivelmente, não ficará para trás em projetos abrangentes e necessários
Empresa mostrará na Automec evolução de suas plataformas e novas aplicações
Entre outras medidas, executivo insiste na retomada dos 35% da alíquota de importação dos eletrificados…
Informação foi revelada por Gonzalo Ibarzábal, presidente da montadora no Brasil: "Meta é ter 7%…