Viajar de São Paulo a Salvador e, de quebra, ainda dar uma “esticada” até a paradisíaca praia de Mangue Seco, na divisa da Bahia com Alagoas. Segundo a montadora chinesa DongFeng, esse percurso de mais de 2,1 mil km pode ser percorrido sem necessidade de reabastecimento com o SUV Aeolus L7, cuja linha 2025 foi lançada esta semana.

Porém, para o mais entusiasmado viajante brasileiro, duas más notícias: a DongFeng não está no time de montadoras chinesas que estão ou preparam chegada ao Brasil e o Aeolus L7, atualizado estética e tecnologicamente, está à venda, por enquanto, somente na China, com preços que variam entre US$ 13 mil e US$ 19, 2 mil para suas versões puramente elétrica e híbrida plug-in.

Com 4670 mm de comprimento e 2775 mm de entre eixos, o utilitário esportivo deve agradar a quem precisa de espaço e capacidade carga, além, e principalmente, daqueles que querem ir mais longe sem parar em um posto de gasolina ou em um eletroposto para recarregar baterias.

A DongFeng afirma que a autonomia real, testada em condições de uso, é de mais de 2 mil km no caso da motorização plug-in. Para comprovar, a montadora promoveu recentemente teste no qual o Aeolus L7 plug-in percorreu três voltas ao redor da ilha de Hainan, no Sul da China, um total de 2.239,6 km.

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As versões PHEV dispõem de motor 1.5 turbo de quatro cilindros a combustão e outro elétrico dianteiro acoplado a uma transmissão DHT de 4 velocidades. O conjunto desenvolve 355 cv de potência e torque máximo para 615 Nm.

São duas opções de baterias: 17 kWh e 30,3 kWh, que, respectivamente, proporcionam autonomia no modo  puramente elétrico de 110 km e 205 km, e total de 1,4 mil km e 1,5 mil, segundo normas chinesas — consumo de combustível de 1,49 l/100 km e 0,56 l/100 km, respectivamente.

O Aeolus elétrico tem motor elétrico de 120 kW (161 cv) ou 160 kW (215 cv) combinados com baterias de 50,8 kWh, 61,2 kWh ou 62,3 kWh, dependendo da versão. De acordo com a legislação chinesa, tem autonomia de 430 km a 518 km.


Foto: Divulgação

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