Os milhares de visitantes da Automec 2025, que acontece de 22 a 26 de abril no São Paulo Expo, em São Paulo, verão muito poucas — para não dizer nenhuma — autopeças, sistemas e componentes no estande da ZF, uma dos maiores conglomerados mundiais do segmento, que só na América do Sul comercializa dezenas de linhas de produtos e milhares de itens para resposição.
Pelo menos fisicamente, bem entendido. Isto porque a empresa, que tem forte atuação também no fornecimento direto para as montadoras, escolheu a maior mostra do setor como caixa de ressonância de suas investidas no mundo digital e para o que imagina ser o futuro de suas atividades e de seus clientes e parceiros.
É por meio de computadores, tablets e sobretudo celulares que a ZF busca agilizar e aprimorar negócios próprios, treinamentos, as relações com distribuidores e oficinas, o acesso a conhecimento técnicos de seus produtos, tudo visando melhorar as respostas e serviços aos clientes finais.,
Não de hoje a empresa escolheu esse caminho. Algumas de suas seis ferramentas digitais para os segmentos leves ou pesados já estão nas telas e aplicativos há alguns anos — o primeiro desde 2017 —, mas todos vêm sendo aprimorados e ampliados.
Mais recentes ou nem tanto, antecipam, de qualquer forma, um futuro cada vez mais interconectado das relações entre inclusive com os profissionais de oficinas que, literalmente, colocam a mão na graxa ou, cada vez mais, em componentes e sistemas eletrônicos.
LEIA MAIS
→ ZF faturou € 41,4 bilhões em todo o mundo em 2024
→ ZF oferece agora tecnologias importadas para o mercado futuro
As intervenções e melhorias que serão apresentadas na Automec abrangem desde o pioneiro ZF [pro] Amigo, agora com portal mais amigável para treinamento, passando pela ZF [pro] Manager, plataforma de agendamento de serviços e gestão de clientes exclusiva para oficinas, até a ZF [pro] Parts, dedicada a compras e que conecta distribuidores, varejistas e oficinas, que passa a atender regiões e estados.
Fernanda Giacon, gerente de marketing e comunicação da ZF América do Sul, justifica o protagonismo dos serviços digitais na Automec como modo de ampliar o alcance dos esforços da empresa em disseminar a cultura que deve prevalecer em suas atividades e do segmento de forma cada vez mais evidente.
A plataforma ZF [pro]Manager, por exemplo, conecta as oficinas e donos de veículos com informações e histórico de manutenção e busca rápida pelos dados dos veículos por meio das placas registradas. Lançado há apenas dois anos, o serviço já realizou cerca de 260 mil agendamentos online.

Giacon: conexão até com o cliente final.
O que parece muito, deverá ter crescimento exponencial daqui para frente, assegura a executiva da ZF. Das 600 oficinas que usufruem dessa plataforma hoje, a ideia da ZF é ampliar esse número para nada menos do que 20 mil pontos nos próximos anos.
Fernanda Giacon não discorre sobre a expectativa de efeito prático de todas as ferramentas digitais sobre os negócios de reposição da ZF e nem o universo total a ser atingido no caso das oficinas, muitas delas desprovidas de computadores.
Mas indica um caminho já traçado pelos primeiros anos das primeiras ferramentas serviços: a maioria dos acessos se dá por celular.
Foto: Divulgação
- GAC aumenta investimentos e confirma produção de três veículos em Goiás - 12 de maio de 2025
- Símbolo dos 10 anos de produção da Jeep, Renegade ganha série limitada - 12 de maio de 2025
- Antonio Filosa é o principal candidato a CEO mundial da Stellantis - 12 de maio de 2025