A DRiV, mais conhecida aqui pelos produtos Monroe e Monroe Axios, está fazendo da Automec 2025 palco de lançamento de nada menos do que outras três linhas globais de componentes para segmento de reposição. A empresa, que conta com três dezenas de marcas em todo o mundo, começou a importar autopeças Champion, FP Diesel e Wagner.
As novas linhas serão importadas de operações dos Estados Unidos e Ásia e, em um primeiro momento, ainda não são alvo de estudos de nacionalização, segundo Daniel Fabbris, diretor comercial da DRiV, empresa que integra o Grupo Tenneco.
“Estamos prontos para viver um novo capítulo no Brasil”, afirma o executivo, que não esconde o objetivo de estar na primeira ou segundo colocações nos segmentos de maior cobertura nos quais a empresa terá participação.
LEIA MAIS
→ Governo vai rever lista de ex-tarifários, diz Alckmin
Produzir as novas linhas de produtos aqui, complementa Fabbris, seria até possível na planta de Cotia, na Grande São Paulo, mas demandaria investimentos e pelo menos dois anos de desenvolvimentos.
Do trio de novatas, talvez a mais conhecida seja a Champion, famosa pela produção de velas de ignição para motocicletas e automóveis e com forte imagem consolidada em competições automobilísticas ao longo de décadas, como a Fórmula-1 e as 24 Horas de Le Mans.
Já a FP Diesel tem componentes para motores com aplicações em diversos segmentos, sejam de veículos leves e pesados, desenvolvidos e produzidos em países da Europa, China, Índia, México, Argentina e Estados Unidos. Inicialmente, está chegado ao País turbinas, alternadores, motores de partida, bombas d’água, óleo e combustível.
Centenária, a Wagner tem linha direcionada a carros passeio, veículos de médio porte e até pesados. A DRiV escolheu ofertar, por enquanto, seus sensores eletrônicos, limpadores de para-brisa, radiadores, sistemas de aquecimento e ar-condicionado.
O lançamento das novas linhas coincide com mudança administrativas e estratégicas que buscam fortalece a atuação no mercado de reposição, com a constituição de entidade legal exclusiva, a DRiV Brasil Soluções Automotivas, que entrará em operação oficialmente a partir de maio.
Com novos produtos, ingresso em segmentos inéditos, maior portfólio das marcas atuais e novas, e estrutura dedicada, inclusive com reforço de ações de marketing, a DRiV mira crescimento de 25% em 2025 em seu faturamento, cujo número absoluto não é declarado.
Em 2024, a operação brasileira já foi a que mais cresceu em todo o mundo, afirma Fabbris, que esclarece que a nova empresa seguirá contando com o fornecimento de produtos e com o suporte técnico das operações da Tenneco em Mogi Mirim, SP, e que a nova forma de atuação decorre de estratégia global:
“O mercado reparador possui necessidades específicas, diferentes dos clientes da indústria. Ao contarmos com uma estrutura totalmente dedicada aos reparadores, ganhamos mais velocidade e autonomia para a tomada de decisões. Consequentemente, mais competitividade”.
Foto: AutoIndústria
- SUVs ignoram desaceleração e crescem oito vezes mais do que o mercado - 6 de maio de 2025
- Jeep lança na Europa segunda geração do Compass brasileiro - 6 de maio de 2025
- Salão de Xangai norteia e antecipa oferta também para o consumo ocidental - 28 de abril de 2025