Carregar baterias por longas horas começa a ser tediosa obrigação do passado na China. Pelo menos para os proprietários de alguns veículos elétricos de marcas que já têm acordo e o componente padronizado da CATL, Contemporary Amperex Technology Co.

A maior fabricante do mundo de baterias para veículos elétricos começou a constituir em seu país natal rede de estações de troca rápida do componente. Já há unidades em 16 cidades.

Em vez de carregar a bateria em casa ou em eletropostos, basta ao proprietário levar o carro a uma estação da CATL e, tal como faria para trocar a pilha do controle remoto de uma tevê, substituir por um carregada, procedimento de apenas 1 minuto.

Até o fim deste ano a fornecedora de baterias, que começou a trabalhar no projeto de troca em 2022, terá 1 mil estações próprias em 30 cidades. Outras 10 mil serão construídas por empresas parceiras, como a montadora local GAC, nos próximos anos e, no total, a CATL pretende dispor de 30 mil pontos.

“Até 2030, o sistema de troca de baterias deve atender um terço das necessidades de reposição de energia dos veículos elétricos”, calcula Robin Zheng, fundador e CEO da CATL.

Robin Zheng, CATL

Robin Zheng

 

Por enquanto, porém, a facilidade é privilégio somente de veículos equipados — ou que serão — com dois modelos de baterias da CATL denominados Choco-SEB (Swapping Electric Blocks) de LFP, fosfato de ferro-lítio, e NMC, lítio-níquel-manganês-cobalto, desenvolvidos para carros subcompactos ou compactos e capazes de oferecer até 600 km de autonomia, segundo a fabricante.

O serviço está disponível mediante assinatura mensal. Os preços variam de acordo com a bateria e a franquia de quilometragem escolhidas. Para os carros menores, por exemplo, há planos de R$ 365,00, sem limitação de quilometragem, ou de R$ 287,00, com limite de 3 mil quilômetros rodados.

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No caso de modelos maiores, familiares até, os valores vão de R$ 465,00, com quilometragem livre, a R$ 387,00, para quem rodar 3 mil quilômetros a cada mês.

Os dez veículos hoje aptos ao sistema de troca, equipados, portanto, com baterias Choco-SEB intercambiáveis de mesmo tamanho e formato, foram confirmados em solenidade realizada nesta quinta-feira, 22, no Salão de Xangai,  e pertencem à Changan, GAC, BAIC, Chery e FAW, todas montadoras chinesas.


Foto: Divulgação

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