AHorse Powertrain escolheu o Salão de Xangai, na China, para apresentar formalmente o Future Hybrid Concept, proposta de conversão de veículos elétricos já existentes em modelos híbridos.
O sistema exibido publicamente pela primeira vez na mostra chinesa que acontece esta semana, aglutina, em uma mesma unidade, além de itens periféricos, os motores elétrico e a combustão com a transmissão, e permite tração nas quatro rodas, nos modos elétrico ou híbrido.
O ainda conceito foi pensado para substituir a unidade de tração dianteira de um veículo elétrico e queima desde gasolina e etanol a metanol ou combustíveis sintéticos modernos.
Se de um lado a tecnologia pode ampliar o potencial de vendas em mercados nos quais os carros a bateria ainda enfrentam restrições, seja pelo custo ou infraestrutura de carregamento inadequada, de outro, assegura a Horse, otimiza custos produtivos ao permitir montagem de versões elétricas e híbridas de um carro na mesma linha de montagem.
A nova unidade propulsora será montada com modificações mínimas na estrutura do veículo, ainda que exija agregar um tanque de combustível e área para a incorporação do sistema de escapamento. Já dispõe, contudo, de todos os sistemas eletrônicos de potência necessários para um trem de força híbrido, como controlador, inversor, conversor e carregador de bordo.
LEIA MAIS
→ Brasil terá mais 25 híbridos-flex até 2027, revela a Bosch
→ Híbridos fechados lideram vendas na Europa em 2025
A fabricante, surgida de parceria da Renault e Geely com a petroquímica Aramco, afirma que o sistema, que poderá suportar recargas de até 800 volts, deve ser lançado comercialmente em 2028.
“Por mais de uma década, parecia que os veículos elétricos a bateria eram o único caminho para o carbono zero. Agora estamos caminhando para um mundo tecnologicamente neutro, com diferentes mercados e aplicações”, disse Matias Giannini, CEO da Horse, ao apresentar o conceito do novo sistema.
Foto: Divulgação