Líder histórica do mercado interno de ônibus, a Mercedes-Benz encerrou o primeiro trimestre de 2025, mais uma vez, folgada na primeira colocação. Suas mais de 3,3 mil unidades licenciadas de janeiro a março representaram 49% dos ônibus de todas as categorias negociados no País. A segunda colocada, Volkswagen Caminhões e Ônibus, vendeu menos da metade, 1,5 mil unidades, com participação de 21,6%.
São índices quase que idênticos aos registrados ao longo de todo o ano passado — 49,3% e 21,1%, respectivamente — e que a Mercedes-Benz deseja que não mudem ao fim de 2025. Ou melhor, até deseja, desde que para sua fatia cresça.
Na verdade, a marca alemã até já vem trabalhando para isso e seu mais recente movimento nesse sentido foi revelado esta semana: o lançamento do micro-ônibus LO 916R Fretamento Rural.
Opção inédita da marca para o transporte de grupos de pessoas, trabalhadores em particular, em áreas de acesso mais difícil, sobretudo estradas de terra, comuns nas regiões agrícolas, o veículo tem por base o chassi do micro-ônibus urbanos LO 916.
Pode receber carrocerias de até 9,2 metros de comprimento e largura de 2,25 a 2,40 metros. São 4,8 metros de entre-eixos e PBT de 9,4 toneladas. Essas dimensões permitem a montagem de até 32 assentos — 31 para passageiros mais um auxiliar.
Para rodar e assegurar maior conforto dos ocupantes em estradas de terra e nem sempre nas melhores condições, a engenharia da Mercedes-Benz trabalhou nas configurações das suspensões dianteira e traseira, que englobam molas parabólicas, pastilhas antirruído, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.
A distância do chassi em relação ao solo foi ampliada em 40 mm quando comparada à do LO 916 urbano. Preventivamente, o LO 916R Fretamento Rural também foi dotado de protetor de cárter para evitar qualquer dano nas partes inferiores no conhecido motor OM 924 LA do LO 916R de 163 cv a 2.200 rpm e torque máximo de 610 Nm.
LEIA MAIS
→ Mercedes-Benz contabiliza R$ 300 milhões ainda não pagos de entregas de ônibus elétricos
→ Demanda por ônibus eleva a produção em 16% no 1º trimestre
A transmissão é a manual da Eaton de 6 velocidades e o novo micro tem bloqueio de diferencial no eixo traseiro, com acionamento automático, recurso que aprimora a tração em terrenos irregulares, atoleiros ou áreas alagadas.
“O segmento de fretamento vem crescendo, como reflexo do bom momento da economia do País e que se reflete não só nas cidades, como também no campo, daí o desenvolvimento desse produto”, justifica Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus, que já no lançamento contabiliza 16 unidades vendidas do novo micro.
Foto: Divulgação
- SUVs ignoram desaceleração e crescem oito vezes mais do que o mercado - 6 de maio de 2025
- Jeep lança na Europa segunda geração do Compass brasileiro - 6 de maio de 2025
- Salão de Xangai norteia e antecipa oferta também para o consumo ocidental - 28 de abril de 2025